Site da FFLCH está mais informativo e com novos serviços

O projeto foi idealizado pelo Serviço de Comunicação Social e realizado em conjunto com a equipe da Seção Técnica de Informática
Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria
Institucional

 

Desde o dia 1º de novembro, o site da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP está com novo visual. 

O site está responsivo, podendo ser melhor visualizado por celulares e outros dispositivos móveis, o que é
mais acessível a pessoas com deficiência visual.

A página está mais informativa, com destaque já no início para o conteúdo jornalístico produzido pela equipe do Serviço de Comunicação Social (SCS) da Faculdade.

As editorias estão divididas em Divulgação Científica – voltada às pesquisas feitas por professores e alunos de pós-graduação da Unidade. Em 2016, por exemplo, foram 356 dissertações de mestrado e 279 teses de doutorado defendidas na FFLCH –; Institucional, Memória FFLCH, Notícias, Vídeos e Comunicados Oficiais – informes oficiais da Direção da Faculdade.

A agenda dos eventos organizados e/ou sediados na Unidade estão mais visíveis. Em média, são divulgados 20 eventos da Faculdade por semana e, para facilitar a divulgação, agora os Departamentos podem cadastrar seus eventos diretamente no site, descentralizando e dando mais autonomia a eles, que depois serão checados pela equipe do SCS para verificar se contém todos os dados necessários para a divulgação.

Atendendo à Lei de Acesso à Informação (nº 15.527/2011), o site está mais transparente.


No link Dúvidas Frequentes é disponibilizado informações gerais sobre a Faculdade relacionadas à graduação, estágios, pós-graduação, cultura e extensão, centro de línguas, internacionalização, biblioteca, e questões administrativas.

O atendimento ao público foi facilitado pelo formulário Fale Conosco, no qual a sociedade pode fazer uma denúncia, elogio, reclamação, solicitação ou sugestão sobre a Unidade e seus serviços.

As demandas dos veículos de comunicação são recebidas pelo formulário Assessoria de Imprensa, que já existia na versão anterior do site. Mas, agora aparece já na primeira página e fornece número de protocolo, atendendo melhor aos jornalistas e fazendo com que os professores e os pesquisadores da FFLCH participem do debate público na sociedade.

O site foi idealizado pelo Serviço de Comunicação Social e realizado em conjunto com a equipe da Seção Técnica de Informática.

20 anos SCS

O Serviço de Comunicação Social da FFLCH foi criado em novembro de 1997, então com o nome de Serviço de Divulgação e Informação (SDI). Vinculado à Diretoria da Faculdade, o Serviço tem como meta desenvolver a comunicação interna, bem como a interação da FFLCH com o público externo.

Entre os principais trabalhos desenvolvidos estão:
- a produção de conteúdo jornalístico sobre as atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração realizadas pela Faculdade,
- a produção audiovisual: com a realização e edição de vídeos relacionados a projetos especiais da FFLCH; 
- a divulgação de eventos organizados e realizados na Unidade, além da cobertura dos eventos sob responsabilidade da Diretoria;
- a assessoria de imprensa atuando na orientação, pesquisa e viabilização de contato da imprensa com os docentes da Faculdade, além de produção de releases para as mídias internas e externas à Universidade.