Palestra GE-PFOL: As duas faces de uma moeda - sociointeração e sociocognição na abordagem do Português brasileiro como língua adicional

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E-mail
mhn135@usp.br
Telefone
(5516) 3234-9073
Docente responsável pelo evento
Maria Helena da Nóbrega
Auditório / Sala / Outro local
Prédio de Letras (sala 266). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
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Evento gratuito
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Não
Descrição

Resumo
De acordo com o pensamento de Anthony apud Richards e Rodgers (2001), complementado com a nossa visão, a abordagem diz respeito a uma concepção de língua centrada em teorias sobre a natureza da linguagem que servem como fundamentos de práticas e princípios para o ensino de língua. O sociointeracionismo e a sociocognição constituem interfaces de uma mesma abordagem para o ensino de língua que trata das questões linguísticas a partir de sua operacionalização em práticas sociais e discursivas. Ambas as perspectivas levam em conta os contextos socioculturais em que tais práticas se inserem, na medida em que consideram a língua como parte integrante da cultura. Ancoradas na ideia vigotskiana segundo a qual todo processo de internalização ocorre a partir de atividades externas, cada perspectiva prioriza em sua agenda de estudos aspecto linguístico particular, ou seja, a interação e a cognição, ainda que partam do ponto de vista em comum do socioconstrucionismo. Nosso propósito nesta comunicação é apresentar um estudo teórico caracterizador das teorias sociointeracionista e sociocognitivista em interfaces para a fundamentação de pesquisas e ensino do Português brasileiro como língua adicional (PBLA). Por entendermos que os estudos advindos de tais teorias muito têm contribuído para o aprimoramento dos processos de ensino e de aprendizagem do PBLA, nossa proposta é apresentar e discutir princípios e quadros conceituais úteis inerentes a cada área, contextualizando-os com atividades didáticas que podem ser realizadas no contexto focalizado.

Referências
INGEDORE, V. K.; CUNHA-LIMA M. L. Do cognitivismo ao sociocognitivismo. In: Introdução à linguística – Vol.3. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MARCUSCHI, L. A. Cognição, linguagem e práticas interacionais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. [Destaque para o capítulo: A construção do mobiliário do mundo e da mente: linguagem, cultura e categorização.]

PALESTRANTES
CIBELE BRANDÃO DE OLIVEIRA
Professora na Universidade de Brasília. Pesquisadora e docente do Programa de Pós-graduação em Linguística da UnB, vinculada à área de concentração Linguagem e Sociedade e às linhas de pesquisa de Linguagem, interações socioculturais e letramento e de Linguagem e Ensino. Especialista em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa (Universidade Federal do Piauí). Mestrado (1997) e doutorado (2005) em Linguística (UnB). Pós-doutorado (UNICAMP, 2012). Principais áreas de atuação: sociolinguística, pragmática, estudos interacionais e ensino de português como língua adicional.

ANA ADELINA LÔPO RAMOS
Professora da Graduação em Português do Brasil como Segunda Língua, da Universidade de Brasília. Graduada em Licenciatura Plena em Letras (1983) e especialista em Linguística (1985), pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre (1993) e doutora (2007) pelo Curso de Pós-Graduação em Linguística da UnB, em que atua como membro permanente vinculada à linha Linguagem e Sociedade, orientando e desenvolvendo pesquisa em Português Brasileiro. Áreas de atuação: Letramento, Sociocognição, Linguística Textual e Ensino em contexto de língua adicional – LA (L2 e LE).