Nascimento de William Shakespeare

Shakespeare é um dos maiores escritores ingleses e o maior dramaturgo de todos os tempos

Por
Renan Braz
Data de Publicação

Shakespeare
"Muitas das peças falam dos problemas que seres humanos no mundo inteiro têm, independente de cultura, raça ou política", analisa o professor John Milton. (Arte: Davi Morais)

Autor de clássicos como Hamlet, Romeu e Julieta e Sonho de uma Noite de Verão, Shakespeare é o dramaturgo mais conhecido de todos os tempos e um dos maiores autores de língua inglesa.

Suas peças foram encenadas e reencenadas inúmeras vezes e são fonte de inspiração para o cinema, a literatura, a televisão e o próprio teatro. Filmes como Ran e Trono Manchado de Sangue, de Akira Kurosawa; histórias em quadrinhos como Sandman, de Neil Gaiman, e livros como Dom Casmurro, de Machado de Assis, beberam da mesma fonte.

Em entrevista, John Milton, docente aposentado do Departamento de Letras Modernas da FFLCH USP, comentou a importância de Shakespeare.

Serviço de Comunicação Social: Em sua opinião, quais são as obras mais importantes de Shakespeare e por qual motivo?

John Milton: As grandes tragédias, Hamlet, Rei Lear, Otelo e Macbeth são talvez as peças mais famosas pelo fato de que as pessoas podem se associar com os problemas e fraquezas dos grandes heróis: quem nunca teve problema para tomar decisão, como Hamlet, mas sua decisão é de matar o tio ou não. Quem não tem parente caduco, como o Rei Lear, e, claro, em muitas famílias há filhos, com Regan e Goneril de Lear, aproveitando do pai. Quem nunca teve ciúmes, mas os ciúmes de Otelo o leva a matar Desdêmona. E muitos maridos são dominados pela mulher, como Macbeth, mas em poucos casos isso o leva a matar o rei. Fraquezas normais, corriqueiras, mas os efeitos são magnificados e resultam na queda do rei, do reinado e na derrota e morte do herói.

Serviço de Comunicação Social: Por que Shakespeare se tornou a principal referência quando pensamos no teatro?

John Milton: Porque, como visto na última resposta, muitas das peças falam dos problemas que seres humanos no mundo inteiro têm, independente de cultura, raça ou política. Nas comédias, as heroínas, como Viola em Noite de Reis, Rosalind em Como Gostais e Portia em O Mercador de Veneza, não têm a fraqueza dominante dos heróis trágicos e conseguem superar as situações negativas, contrastando com os heróis trágicos.

Outro fator importante é que Shakespeare escreveu em inglês, numa época que a Inglaterra tornou-se poder colonial. Sua obra foi levada a muitos países em inglês, como os Estados Unidos, e  no século XX o inglês tornou-se a língua internacional.

Serviço de Comunicação Social: Existe influência das obras de Shakespeare na literatura brasileira? Quais?

John Milton: A maior referência é de Machado de Assis em Dom Casmurro, que até certo ponto segue a trama de Otelo. Houve caso ou não entre Capitu e Escobar?