Livro reúne significado de expressões e ditos populares

A obra é fruto de 14 anos de pesquisas do professor Hudinilson Urbano e traduz a experiência humana dos ditos populares em linguagem acessível
Por
Paulo Andrade
Data de Publicação
Editoria
Notícias

 

Todo mundo já ouviu expressões como “acertar na mosca”, “com a pulga atrás da orelha”, “toma lá, dá cá”, “entrar de gaiato”, entre outras do nosso cotidiano.

Mais de 500 páginas dessas frases e ditos populares estão sendo lançadas no livro Dicionário brasileiro de expressões idiomáticas e ditos populares: desatando nós (Cortez Editora, 2018, R$ 79,00), do professor Hudinilson Urbano, docente aposentado do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH USP.

A obra é fruto de 14 anos de pesquisas do professor Urbano, e aborda a história, folclore e sentido dos ditos populares brasileiros. O objetivo é oferecer ao leitor a descoberta de conteúdos semântico-gramaticais para “desatar os nós” dos sentidos dessas expressões do nosso cotidiano.

O prefácio, escrito por Evanildo Bechara, gramático, filólogo e membro da Academia Brasileira de Letras, ressalta o trabalho do autor na investigação dos segredos de frases feitas, discursos e provérbios que traduzem a experiência humana em linguagem acessível.

O autor

Nascido em Jaboticabal, o professor Hudinilson Urbano, é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da USP e doutor em Letras, na área de Filologia e Língua Portuguesa, pela FFLCH USP, onde é professor e pesquisador do Departamento de Letras, Clássicas e Vernáculas.

É coautor da obra Gramática do português culto falado no Brasil (2006), entre outros livros. Também participou como um dos organizadores e coordenadores da coletânea de artigos e depoimentos Dino Preti e seus temas: oralidade, literatura, mídia e ensino (2001), que concorreu ao Prêmio Jabuti em 2002.