Lançamento: Desatando nós, de Hudinilson Urbano

Início do evento
Final do evento
E-mail
sac@cortezeditora.com.br
Telefone
(11) 3864-0111
Docente responsável pelo evento
Hudinilson Urbano
Auditório / Sala / Outro local
Teatro da Universidade Católica de São Paulo (Tuca). Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes, São Paulo
O evento será gratuito ou pago?
Evento pago
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Haverá emissão de certificado?
Não
Haverá participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

A obra é fruto de 14 anos de pesquisas do professor Hudinilson Urbano e traduz a experiência humana dos ditos populares em linguagem acessível 

 

Todo mundo já ouviu expressões como “acertar na mosca”, “com a pulga atrás da orelha”, “toma lá, dá cá”, “entrar de gaiato”, entre outras do nosso cotidiano.

 

Mais de 500 páginas dessas frases e ditos populares estão reunidas no livro Dicionário brasileiro de expressões idiomáticas e ditos populares: desatando nós (Cortez Editora, 2018, R$ 79,00), do professor Hudinilson Urbano, docente aposentado do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH USP.

O lançamento será nesta quinta-feira (26/04), às 18h30, no Teatro da Universidade Católica de São Paulo (Tuca), na Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes, São Paulo.

A obra é fruto de 14 anos de pesquisas do professor Urbano, e aborda a história, folclore e sentido dos ditos populares brasileiros. O objetivo é oferecer ao leitor a descoberta de conteúdos semântico-gramaticais para “desatar os nós” dos sentidos dessas expressões do nosso cotidiano.

O prefácio, escrito por Evanildo Bechara, gramático, filólogo e membro da Academia Brasileira de Letras, ressalta o trabalho do autor na investigação dos segredos de frases feitas, discursos e provérbios que traduzem a experiência humana em linguagem acessível.

O autor

Nascido em Jaboticabal, o professor Hudinilson Urbano, é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da USP e doutor em Letras, na área de Filologia e Língua Portuguesa, pela FFLCH USP, onde é professor e pesquisador do Departamento de Letras, Clássicas e Vernáculas.

É coautor da obra Gramática do português culto falado no Brasil (2006), entre outros livros. Também participou como um dos organizadores e coordenadores da coletânea de artigos e depoimentos Dino Preti e seus temas: oralidade, literatura, mídia e ensino(2001), que concorreu ao Prêmio Jabuti em 2002.

Imagem