XXIV Encontro Estadual de História da ANPUH-SP

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E-mail contato
anpuhsp@usp.br
Telefone Contato
(11) 3091-3047
Docente responsável
Professora Sylvia Bassetto Larocca
Local
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
O evento será gratuito ou pago?
pago
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Emissão de certificado
Sim
Participação de docente(s) estrangeiro(s)?
Não
Descrição

A ANPUH-SP tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para o XXIV Encontro Estadual, que ocorrerá de 3 a 6 de setembro de 2018, na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, campus Guarulhos, São Paulo, que sediará pela primeira vez esse importante evento científico, reunindo historiadores, pesquisadores, professores do ensino superior, médio e fundamental e estudantes de São Paulo e demais estados brasileiros.

O tema História e Democracia: precisamos falar sobre isso, escolhido no encontro de Assis-2016, não poderia ser mais apropriado para o tenso momento que atravessamos no Brasil e no mundo com polarização de posicionamentos políticos, precarização de direitos sociais, novas demandas sócio-políticas, intolerâncias de toda ordem, manifestações de conservadorismo, recrudescimento dos discursos privatistas, desvalorização de universidades e escolas públicas, além de ameaças concretas ao ensino de história como disciplina escolar do currículo da Educação Básica, que traz incertezas para os profissionais de história em todas as áreas e níveis de atuação. Enfim, não nos parece exagero afirmar que aspectos entendidos como centrais à democracia e supostamente consolidados tornam-se ameaçados trazendo riscos à jovem democracia brasileira.

Tomando como correta a assertiva de Robert Darnton, segundo a qual se “rompermos todo o contato com mundos perdidos, estaremos condenados a um presente bidimensional e limitado pelo tempo; achataremos nosso próprio mundo” (Boemia Literária e Revolução. São Paulo: Cia das Letras, 1987, p. 7), é urgente falarmos sobre isso, sobre história e democracia, suas implicações, possibilidades, pressupostos e riscos.

Busca-se qualificar o debate sobre esse tema tão urgente estabelecendo nexos com o passado e com processos de transformação históricos, difundindo e produzindo conhecimento através de conferências, seminários temáticos, mesas redondas, cursos, pôsteres, Fórum de Graduação e assembleias. Da mesma forma, avaliar e propor encaminhamentos sobre nosso campo de atuação profissional, na sala de aula da Educação Básica, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação (acadêmica e profissional) e em acervos de instituições de custódia.

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