Docentes da FFLCH participam e organizam eventos sobre o ano de 1968

Debates sobre os acontecimentos desta data serão realizados no Sesc em São Paulo e na própria Faculdade
Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria
Eventos
Institucional
Notícias



 

1968 é um ano que teve muitos acontecimentos marcantes, os quais se tornaram históricos e são lembrados até hoje, 50 anos depois. E, pela sua importância, diversos eventos relacionados à data serão realizados. 

Em maio e junho vão acontecer dois eventos no Sesc em São Paulo e na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Neste mês, acontece as Conferências e Seminários 1968: Meio Século Depois promovido pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo. No próximo, será realizado o simpósio internacional Cinquenta anos de 1968: a era de todas as viradas, na FFLCH.

O evento do Sesc acontece entre os dias 7 a 9 de maio e terá a participação de quatro professores da FFLCH: Marcos Napolitano, Olgária Matos, Osvaldo Coggiola, Walnice Nogueira Galvão.

Batalha da Rua Maria Antonia
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), atual FFLCH, também fez parte dos acontecimentos que marcaram 1968 na cidade de São Paulo e será tema de uma das mesas de discussão do simpósio internacional Cinquenta anos de 1968: a era de todas as viradas


Acadêmicos que estudaram e artistas que viveram intensamente o período trarão suas múltiplas visões sobre a data, pela perspectiva da literatura, da arquitetura, das artes visuais, do cinema, do teatro, da música, da revolução e do legado de 1968.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Centro de Pesquisa e Formação ou pessoalmente nas Unidades do Sesc em São Paulo. O investimento para o curso varia de R$ 15,00 a 50,00. O debate acontecerá na Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar – Bela Vista, São Paulo.

1968 na FFLCH

O simpósio internacional Cinquenta anos de 1968: a era de todas as viradas acontecerá entre os dias 4 a 6 de junho, no prédio de Geografia e História da FFLCH.

Durante três dias serão realizadas mais de 70 mesas de discussão sobre vários fatos que ocorreram e marcaram o ano de 1968. Os participantes são docentes da Faculdade, de outras unidades da USP e de universidades de todo o país; representantes de movimentos sociais; e políticos. A organização é do Departamento de História com colaboração de outros Departamentos e Unidades da USP.

Clique aqui para conferir a programação completa do simpósio.

A participação é gratuita, mas há necessidade de inscrição prévia, que pode ser realizada pelo link. Haverá emissão de certificados para os participantes que registrarem presença.

O evento acontecerá no Auditório Nicolau Sevcenko do prédio de Geografia e História, na Av. Prof. Lineu Prestes, 338 – Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações pelo telefone: (11)3091-0308 ou por e-mail: flh@usp.br.