Seminário Internacional: As revoluções russas de 1917

Data do Evento
Telefone Contato
(11) 3123 7800
Local
FESPSP. Rua General Jardim, 522 , Vila Buarque, São Paulo
O evento será gratuito ou pago?
gratuito
É necessário fazer inscrição?
Sem inscrição prévia
Emissão de Certificado
Não
Descrição

Seminário discute as Revoluções Russas de 1917

Convidados nacionais e internacionais estarão na FESPSP nos dias 6 e 7 de novembro discutindo o centenário do movimento revolucionário.

Em 2017 a Revolução Russa completa 100 anos. O movimento revolucionário resultou no fim de um regime milenar, mas acabou por incentivar a instauração de um regime controverso com consequências que perduram até hoje. Para discutir a importância histórica deste fato, acontece no auditório da FESPSP, nos dias 06 e 07 de novembro, o seminário internacional As Revoluções Russas de 1917, organizado pela FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), CEDEC (Centro de Estudos de Cultura Contemporânea) e FFLCH-USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo).

 

Na segunda-feira, 6 de novembro, as atividades começam às 8h30 com a discussão do tema título “As Revoluções Russas de 1917”, que contará com a presença de Ruy Fausto (FFLCH USP) e de Fernando Haddad (FFLCH USP / Insper), ex-prefeito de São Paulo. Tsuyoshi Hasegaw, da Universidade da Califórnia, conversará às 19h sobre “Crime e castigo na Revolução Russa”.

 

No dia 7, às 8h30, Nicolas Werth (L’Institut d’Histoire du Temps Présent) participará através de uma videoconferência da discussão sobre “Debates e controvérsias sobre as Revoluções Russas de 1917: cem anos depois...”, que também contará com a participação da cientista política Profa. Dra. Roseli Coelho (FESPSP).

 

O seminário se encerrará com o debate “A URSS e o Comunismo no Século XX”, às 19h no dia 7/11, com a participação de David Priestland, da Universidade de Oxford, e Cicero Araujo, da FFLCH USP.

Programação completa em: http://www.fespsp.org.br/noticia/seminario_discute_as_revolucoes_russas_de_1917