Dúvidas frequentes

GRADUAÇÃO

 

  1. Quais são os cursos de graduação da FFLCH?

A FFLCH oferece cinco cursos de graduação, a saber: Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Letras. Todos os cursos de graduação oferecidos pela FFLCH possibilitam ao aluno a obtenção de dois títulos: bacharel e licenciado. Para a obtenção da licenciatura, o aluno tem, necessariamente, que concluir o bacharelado na FFLCH.

 

  1. Como faço para estudar na graduação da FFLCH?

Para estudar em um dos cursos de graduação da FFLCH, o interessado deve se submeter ao concurso vestibular aplicado pela Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) ou ao Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (SiSU - MEC). Os cursos de Ciências Sociais, Filosofia, Geografia e História admitem transferências interna (de outros cursos de graduação da USP) e externa (de cursos de graduação de outras instituições de ensino superior), respeitadas as normas da USP e determinações internas da Unidade.

 

  1. Os cursos de graduação da FFLCH são gratuitos?

Os cursos de graduação oferecidos pela FFLCH são gratuitos, como todos os cursos de graduação da Universidade de São Paulo.

 

  1. Qual a duração e o período dos cursos de graduação da FFLCH?

Ciências Sociais: 4 anos (8 semestres) vespertino e noturno

Filosofia: 4 anos (8 semestres) vespertino e noturno

Geografia: 4 anos (8 semestres) diurno e 5 anos (10 semestres) noturno

História: 4 anos (8 semestres) vespertino e noturno

Letras – habilitação única: 4 anos (8 semestres) matutino e noturno

Letras – habilitação dupla: 5 anos (10 semestres) matutino e noturno

 

 

  1. Quais são os horários das aulas dos cursos de graduação da FFLCH?

Matutino/diurno: das 8 às 12 horas

Vespertino: das 14 às 18 horas

Noturno: 19h30 às 23 horas

 

 

  1. Já possuo um diploma de curso superior. Posso ingressar em uma graduação da FFLCH sem a necessidade de prestar vestibular?

Os cursos de graduação oferecidos pela FFLCH não recebem diplomados de outros cursos (da USP ou de outras instituições de ensino superior), a menos que se submetam ao concurso vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) ou ao Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (SiSU - MEC).

 

  1. Como posso pedir transferência de outra instituição de ensino superior para a FFLCH?

A regulamentação, os períodos e as demais informações relativas à transferência externa para os cursos de graduação em Ciências Sociais, Filosofia e História estão disponíveis neste link, e aquelas relativas ao curso de graduação em Geografia constam neste link. Em virtude de sua estrutura curricular, o curso de Letras não oferece vagas para transferência.

 

  1. Posso aproveitar as disciplinas cursadas em outra instituição de ensino superior na FFLCH?

A solicitação de aproveitamento de estudo (aproveitamento de disciplinas cursadas em outro curso e/ou outra instituição de ensino superior) deve conter todas as informações oficiais (fornecidas pela instituição de ensino superior na qual a disciplina foi cursada) relativas à referida disciplina e, após análise do departamento da FFLCH que oferece a disciplina correlata, será aprovada ou não. O limite para aproveitamento de disciplinas é de 2/3 do total de créditos exigidos pelo curso.

 

  1. Quais são as habilitações do curso de Letras da FFLCH?

O aluno de Letras tem a possibilidade de cursar a habilitação Português – sempre – e uma segunda habilitação. Nos dois primeiros semestres, o curso possui o Ciclo Básico, composto por quatro disciplinas, a saber: Introdução aos Estudos da Língua Portuguesa, Introdução aos Estudos Clássicos, Introdução aos Estudos Literários e Elementos de Linguística. Essas disciplinas formam a base comum de todo aluno de Letras que, depois, escolherá em qual habilitação deseja se especializar, além do Português. O acesso à habilitação escolhida depende da classificação do aluno em um ranqueamento baseado nas notas obtidas nas disciplinas do Ciclo Básico. Os próximos anos de curso serão, então, voltados ao estudo de Português e da habilitação escolhida e/ou obtida no ranqueamento. Além do Português, as habilitações oferecidas pelo Curso de Letras da FFLCH são: Alemão, Árabe, Armênio, Chinês, Coreano, Espanhol, Francês, Grego, Hebraico, Inglês, Italiano, Japonês, Latim, Linguística e Russo.

 

  1. A FFLCH possui curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)? Como funciona?

A FFLCH não oferece curso ou habilitação em LIBRAS. Existe a disciplina obrigatória intitulada Língua Brasileira de Sinais – EAD, que é ministrada exclusivamente aos alunos do curso de Licenciatura em Letras. Portanto, no âmbito da Graduação, não há como obter formação específica em LIBRAS na FFLCH. A disciplina on-line de LIBRAS também está disponível ao público em geral no E-aulas: Portal de videoaulas, porém, o aluno não terá qualquer vínculo formal com a Universidade de São Paulo.

 

  1. Posso frequentar disciplinas de graduação da FFLCH como aluno ouvinte?

Não há a categoria oficial de ouvinte na FFLCH.

 

  1. Posso trancar a matrícula durante o curso de graduação na FFLCH? Por quanto tempo?

É possível trancar matrícula em disciplinas isoladas (trancamento parcial) ou em todas as disciplinas nas quais o aluno estiver matriculado (trancamento total). Respeitadas as demais disposições regulamentares da Universidade de São Paulo, o trancamento parcial poderá ser concedido desde que o número de créditos-aula restante na matrícula do aluno não seja inferior a doze. Respeitadas as demais disposições regulamentares da Universidade de São Paulo, o trancamento total poderá ser concedido desde que o aluno já tenha integralizado 24 créditos em disciplinas. A soma total dos períodos de trancamento de matrícula não poderá exceder a três anos, nas seguintes condições: a) até dois anos, sem necessidade de justificativa; b) após o período mencionado no item anterior, até mais um ano, quando a solicitação for devidamente justificada, a critério da Comissão de Graduação.

 

  1. Onde posso localizar a relação das salas de aula das disciplinas?

 

No departamento responsável pela disciplina.

 

 

CULTURA E EXTENSÃO

 

  1. A quem se destinam os cursos de cultura e extensão da FFLCH?

A maior parte dos cursos é aberta a todos os interessados com o ensino médio completo. No entanto, como os pré-requisitos variam, é preciso sempre consultar a página do Serviço de Cultura e Extensão para conhecer as especificidades de cada curso oferecido.

 

  1. Como posso me inscrever nos cursos de cultura e extensão da FFLCH?

As matrículas podem ser online ou presencial. Para cada curso é especificada uma modalidade de matrícula, um público alvo, uma idade mínima, assim como os documentos necessários para a efetivação das matrículas.

 

  1. Os cursos de cultura e extensão da FFLCH são gratuitos?

São oferecidos cursos gratuitos e pagos. Para os cursos pagos, há desconto de 50% na matrícula para os maiores de 60 anos, para os estagiários da FFLCH e para os professores ativos da rede pública de ensino mediante a devida comprovação. Para os alunos da FFLCH, o desconto é de 10% do valor. Todos os docentes e funcionários da FFLCH são isentos das taxas de matrícula.

 

  1. Os cursos de cultura e extensão da FFLCH oferecem certificado?

Sim. Para fazer jus ao certificado, o aluno deve ter o mínimo de 85% de frequência (e quando for o caso, a nota mínima estipulada).

 

  1. Quais são os pré-requisitos ou idade mínima para os cursos de cultura e extensão da FFLCH?

A idade pode variar de acordo com o curso. Na maior parte das vezes, é exigido o ensino médio completo.

 

  1. Como funciona a Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI)?

Organizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU), o programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) incentiva os maiores de 60 anos a frequentarem as disciplinas dos cursos de graduação da USP. No início de todo semestre, a PRCEU divulga no site do UATI as disciplinas oferecidas, assim como as datas e locais para as inscrições.

 

  1. Cursando alguma disciplina regular da FFLCH pela UATI vou receber um diploma?

Sim, ao final os alunos podem receber um atestado de participação.

 

 

COMISSÃO DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL (CCINT-FFLCH)

 

  1. Posso fazer intercâmbio no exterior durante a graduação na FFLCH?

Sim. Semestralmente, a CCInt-FFLCH publica editais para recebimento de inscrições para intercâmbio internacional. Os editais são divulgados através da mailing list de alunos da FFLCH (e-mail institucional), bem como na página principal do site da CCInt-FFLCH e Sistema Mundus.

Os editais contêm os pré-requisitos, lista de documentos e relação das universidades com vagas para intercâmbio. Após o término das inscrições, haverá uma seleção, na qual a banca examinadora selecionará os candidatos através de critérios determinados em edital.

 

  1. Como posso fazer a minha inscrição no programa de intercâmbio?

As inscrições deverão ser feitas online, pelo próprio aluno, através do Sistema Mundus. Para acessar o Sistema Mundus o aluno não precisa ter senha nem fazer login. Basta acessar a área de acesso público: Menu Editais > Alunos de Graduação > Unidade Responsável: FFLCH.

Normalmente, a documentação solicitada nos editais é:

- Plano de estudos (de duas a três páginas), em português, descrevendo:

a) o interesse acadêmico do aluno;

b) as disciplinas que o candidato pretende cursar na universidade estrangeira (é desejável que o aluno justifique a escolha de cada disciplina). O aluno obtém essas informações através do site da universidade de interesse;

c) o impacto esperado dentro dos interesses acadêmicos do candidato;

- Resumo Escolar atualizado do Sistema Júpiterweb (média com reprovações). Para participar do intercâmbio, o aluno não poderá ter colado grau do bacharelado e nem ter média ponderada abaixo de 7,0.

- Cópia do passaporte com validade até o término do intercâmbio. Não serão aceitos protocolos de agendamento e passaportes vencidos.

- Comprovante de proficiência na língua do país escolhido. Deverão ser entregues atestados de exames de proficiência (por exemplo: TOEFL, TOEIC, DELF, DALF, etc.) para as Universidades que assim o exigem. Nos demais casos, isto é, para as universidades que não exigem um certificado específico, serão aceitos comprovantes de língua de instituições reconhecidas (escolas e institutos de idiomas), atestando, no mínimo, o nível B1/B2 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Para os alunos do curso de Letras que cursem a habilitação da língua do país pretendido, poderá ser aceita uma carta de um docente da área, atestando, no mínimo, o nível B2 de proficiência do aluno. Não serão aceitas declarações emitidas por instituições não reconhecidas ou por professores de língua sem vínculo institucional.

Pode haver mudança na lista de documentos de acordo com as necessidades/objetivos de cada edital.

 

  1. Quais são os pré-requisitos básicos para fazer intercâmbio na graduação?

- Estar regulamente matriculado e ter cumprido no mínimo 20% dos créditos do curso;

- Possuir média ponderada acima de 7,0;

- Não ter colado grau do bacharelado;

- Comprovar proficiência na língua do país de destino;

- Possuir passaporte.

 

 

  1. Posso fazer intercâmbio no exterior durante a pós-graduação?

Alunos regularmente matriculados na pós-graduação da FFLCH também poderão realizar intercâmbio através da CCInt. Para isso, deverão manifestar interesse através do e-mail ccint2.fflch@usp.br informando o nome completo, número USP, curso, nome da universidade de interesse e período pretendido para o intercâmbio. O aluno deverá informar, também, o nome do professor que será seu “orientador” durante a pesquisa/intercâmbio na universidade estrangeira.

 

  1. É possível fazer intercâmbio com outras instituições de ensino superior nacionais?

Sim. Existe um convênio entre as três universidades estaduais paulistas (USP, UNESP e UNICAMP) que permite o intercâmbio de alunos de graduação. Alunos da USP poderão se candidatar ao intercâmbio nacional a partir da integralização de 20% dos créditos de seu curso.

Para participar do programa de intercâmbio nacional, na condição de estudante especial nas universidades estaduais paulistas, o aluno de graduação da FFLCH deverá comparecer à CCInt-FFLCH com os seguintes documentos:

- programas das disciplinas que deseja cursar na universidade escolhida;

- requerimento de intercâmbio nacional devidamente preenchido;

- histórico escolar

- 1 foto 3X4.

Prazos para entrega dos documentos:

Intercâmbio no 1º semestre: 1ª quinzena de outubro

Intercâmbio no 2º semestre: 1ª quinzena de maio

O requerimento será submetido, previamente, à análise da Comissão de Graduação para a autorização do plano de estudos.

Após as providências acima, o aluno deverá se dirigir à instituição pretendida para efetuar a matrícula.

 

ESTÁGIOS

 

  1. A FFLCH possui um programa de estágios?

A FFLCH não possui um programa de estágios não obrigatórios (remunerados), mas conta com equipe técnica habilitada a informar e conduzir processos e ações relativos a esse tipo de atividade.

 

  1. A FFLCH mantém parcerias com empresas?

Para contratar alunos FFLCH como estagiários (estágio não obrigatório), a empresa interessada deve formalizar convênio com a Faculdade. Uma vez formalizado o convênio, e dentro da vigência deste, a empresa pode contratar quantos estagiários desejar.

 

  1. Quais são os requisitos para realizar um estágio durante a graduação?

Para que um aluno da FFLCH seja contratado como estagiário (estágio não obrigatório) – pela própria USP ou por outras empresas (públicas ou privadas) –, é necessário ter cursado o primeiro semestre do curso no qual está matriculado.

 

  1. Como faço para divulgar vagas de estágio aos alunos da FFLCH?

Para divulgar vagas de estágio não obrigatório aos alunos da FFLCH, a empresa interessada deve enviar informações sobre as vagas para o endereço eletrônico estagiosfflch@usp.br. As informações recebidas são encaminhadas por correio eletrônico aos alunos de graduação.

 

  1. Os estágios realizados na própria FFLCH são remunerados? Como funcionam?

Os estágios não obrigatórios realizados na FFLCH, bem como aqueles realizados em outras unidades da Universidade de São Paulo, são remunerados. A regulamentação referente a tais atividades – em consonância com a Lei Federal 11.788/2008 – consta das Resoluções RUSP 5528/2009 e 6090/2012.

 

  1. Qual a diferença entre estágio e monitoria na USP?

O aluno que realiza estágio não obrigatório na Universidade de São Paulo recebe auxílio-transporte, possui seguro de vida e tem direito a férias remuneradas.

 

  1. Existe um limite mínimo e/ou máximo para a duração do estágio não obrigatório?

O estágio não obrigatório não tem duração mínima mas, se o período de contratação for inferior a seis meses, é necessário que a empresa contratante apresente justificativa a esse respeito. Já no que concerne à duração máxima, um dado aluno não pode ser mantido como estagiário de uma mesma empresa por período superior a dois anos. No âmbito da USP essa limitação também existe, o que significa que um dado aluno não poderá realizar estágios, ainda que em unidades diferentes, por prazo superior a 24 meses.

 

SERVIÇO DE EDITORAÇÃO

 

  1. Como faço para elaborar cartazes para um evento da FFLCH?

A elaboração de cartazes cabe ao Serviço de Editoração e Distribuição. As solicitações deverão ser enviadas no endereço eletrônico informe@usp.br, aos cuidados de Helena Rodrigues. O setor solicitará autorização da Diretoria e produzirá a arte final do material em questão (cartaz, folder ou convite). Os textos deverão ser encaminhando no formato “doc” e as imagens, se houver, no formato “jpg”, em alta resolução. Se possível, o responsável pelo evento deverá enviar, também, um modelo do material a ser confeccionado, além de informar a tiragem do material em questão. Após a finalização e aprovação da arte final, o material poderá ser enviado para impressão na gráfica da FFLCH, a critério do solicitante.