Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

               A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo, fundada em 1934, é reconhecida nacional e internacionalmente como o principal centro de excelência da América Latina na área de Humanidades. Diversidade, riqueza e complexidade dos cinco cursos de graduação – Filosofia, História, Geografia, Letras e Ciências Sociais –, intensificadas em seus programas de pós-graduação, asseguram a seus estudantes uma formação sólida nas áreas específicas com abertura interdisciplinar.

              Se a qualidade de suas pesquisas é reconhecida nacional e internacionalmente, do ponto de vista quantitativo, a Faculdade surpreende em suas dimensões configurando-se como a maior unidade da Universidade de São Paulo: são 5 cursos de graduação, que a cada ano atendem 10 mil alunos; 25 programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) com 2600 alunos, além de 7,8 mil inscritos em outras atividades de ensino.  A Faculdade é integrada por 11 departamentos: o de Filosofia, para o curso do mesmo nome; os de Antropologia, Ciência Política e Sociologia, para o curso de Ciências Sociais, ambos situados no chamado “prédio do meio”; os departamentos de Geografia e de História e respectivos cursos, localizados em edifício com o mesmo nome; e os departamentos de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas, Letras Modernas, Letras Orientais e Teoria Literária e Literatura Comparada, que formam o curso – e ocupam o prédio – de Letras. Todos eles desenvolvem atividade de ensino, pesquisa e extensão.

              Juntos, todos esses departamentos oferecem 18 habilitações profissionais e respondem por 540 disciplinas contemplando um total aproximado de 1600 turmas (classes) de alunos por ano. As atividades de pesquisa são assessoradas por 11 centros de pesquisa, departamentais e interdepartamentais, 12 laboratórios e a Biblioteca, com mais de 500 mil volumes. Uma característica marcante da Faculdade é a mobilidade dos alunos, nativos e estrangeiros, que cursam disciplinas em diferentes departamentos para comporem seus currículos e diversificarem a sua formação. 

              A atividade de pesquisa na FFLCH é reconhecida nacional e internacionalmente.  Desenvolvida basicamente por meio dos seus mais de vinte programas de pós-graduação, envolvendo cerca de 550 professores orientadores. Todos bem avaliados pela CAPES e cuja produção científica chega a 2,5 trabalhos publicados anualmente por professor. A pesquisa na FFLCH movimenta um grande número de revistas, debates e eventos de divulgação científica.

              Os estudantes estrangeiros de graduação e de pós-graduação podem frequentar disciplinas na FFLCH-USP na condição de aluno de intercâmbio de graduação por um período de um a dois semestres (período esse que pode vir a ser prorrogado, desde que com autorização da Instituição Estrangeira), obtendo créditos ou realizando pesquisas válidas para os currículos de suas universidades de origem.


Quem Somos

  • 10.600 alunos de graduação
  • 1.600 alunos de pós-graduação
  • 483 docentes
  • 359 funcionários

Internacional

  • 71 alunos no exterior
  • 138 alunos estrangeiros
  • 63 convênios

Pesquisa

  • 37 núcleos de pesquisa
  • 07 centros de pesquisa e cátedras

Notas na Capes

  • 6 programas com nota 7
  • 3 programas com nota 6.