CCInT da FFLCH recebe e orienta intercambistas

Em 2016, a FFLCH recebeu 267 alunos intercambistas, sendo 127 no primeiro semestre e 140 no segundo, enquanto que a USP ao todo recebeu 1440 estudantes de graduação de instituições estrangeiras. No mesmo período, a Faculdade enviou 100 alunos para instituições estrangeiras, 47 no primeiro semestre e 53 no segundo

---

Por Eliete Viana

A Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realizou, no dia 6 de março, uma reunião de recepção aos alunos estrangeiros que vieram estudar na graduação e na pós-graduação da Unidade.

Nessa reunião, os intercambistas receberam orientações gerais sobre o processo de matrícula, documentação obrigatória exigida, os serviços oferecidos pela USP (restaurantes, transporte, saúde), o acesso às atividades esportivas no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) e as opções culturais. Depois dos esclarecimentos, todos os alunos estrangeiros se apresentaram informando o nome, a faculdade e o curso.

Estiveram presentes 55 alunos estrangeiros. Nem todos os matriculados neste primeiro semestre compareceram à reunião porque muitos já estão na Faculdade desde o segundo semestre de 2016, pois vieram para estudar pelo período de um ano. No total, atualmente, são 114 alunos estrangeiros matriculados, dos quais 101 são da graduação e 13 da pós-graduação.

Chineses

A maioria dos estudantes é oriunda de instituições de ensino superior da França, seguidos pelos da China, respectivamente, com 26 e 22 alunos. A presença de alunos chineses aumentou depois que a Faculdade assinou convênio com duas universidades da China, como a Xi’an International Studies University e Guangdong University of Foreign Studies, esta última é conhecida também como Universidade do Cantão.

Além dos alunos estrangeiros, participaram do evento de acolhida 15 alunos da FFLCH que realizaram intercâmbio no segundo semestre do ano passado em universidades estrangeiras. Estes alunos da Faculdade aceitaram o convite da CCInt de auxiliar os intercambistas e fizeram um tour com eles pelos departamentos e prédios da Unidade, além de os levarem para comer no restaurante central (bandejão), pago pela Faculdade.  

Esse evento é realizado semestralmente pela CCInt da Faculdade como forma de dar as boas-vindas institucionais aos alunos estrangeiros, fazer uma integração deles com os outros alunos, para não ficarem restritos somente aos estudantes da mesma universidade ou país; além de  dar mais explicações sobre a USP e a Unidade. Outras dúvidas que forem surgindo são esclarecidas pela equipe da CCInt, pelos telefones (11) 3091-3572/4622, e-mails ccint.fflch@usp.br / ccint2.fflch@usp.br ou pessoalmente, das 9h às 17h, no prédio da Diretoria e Administração da FFLCH, situado à Rua do Lago, 717, sala 130 – Cidade Universitária, São Paulo.

O evento da CCInt da FFLCH-USP também serviu como preparatória para o encontro Evento de Integração dos Alunos Internacionais da USP, que é organizado pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), no dia 23 de março, das 10h às 12h, no Auditório István Jancsó dentro da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Rua da Biblioteca, s/nº - Cidade Universitária, São Paulo.

Programas Homestay FFLCH e IFriends

Outras formas de orientação que os alunos recebem na Universidade podem ser através de dois Programas: Homestay FFLCH e IFriends. O Programa Homestay da FFLCH tem como objetivo principal hospedar os estudantes intercambistas recebidos pela Unidade em moradias de alunos da própria Faculdade, a fim de possibilitar uma melhor integração destes alunos no ambiente universitário e incentivar o aprendizado da língua portuguesa. Além disso, os alunos acolhedores terão a possibilidade de aprender novas línguas e conhecer novas culturas.

Para participar, o aluno da Faculdade deve realizar sua inscrição na página da CCInt. Após o cadastro, um funcionário da Comissão fará uma visita à moradia e, então, esta será disponibilizada para visualização no site. Apenas os intercambistas estrangeiros recebidos pela Faculdade terão acesso às informações, e poderão entrar em contato diretamente com os alunos responsáveis pelas moradias para consultar preço, condições, disponibilidade, etc. Como a USP ainda não possui moradias destinadas aos alunos intercambistas, esta é uma maneira de facilitar a instalação destes estudantes num ambiente confiável e com valor acessível.

O Programa USP ifriends é uma forma interessante de promover a integração dos estrangeiros e auxiliá-los na chegada ao Brasil. Entre as vantagens de se tornar um “Amigo USP” está a oportunidade de praticar idiomas sem sair do Brasil, conhecer outras culturas e, é claro, fazer novos amigos. Entre as principais atividades estão a de recepcionar o aluno estrangeiro no aeroporto, auxiliá-lo na busca de alojamento e no processo de registro na Polícia Federal; ajudá-lo a se localizar na cidade, utilizar transporte público, ir a bancos, correios e supermercados; orientá-lo em questões acadêmicas, ajudá-lo a aprender o idioma português; dando dicas que facilitem a sua adaptação à cultura.

As inscrições para participar da primeira edição de 2017 do Programa USP iFriends estão abertas, até o dia 10 de março, sexta-feira. Os alunos de graduação e pós-graduação interessados em se tornar um “Amigo USP”, podem realizar a inscrição no próprio Sistema JúpiterWeb, preenchendo um questionário e escolhendo até três intercambistas, de quem se tornará tutor. Mais informações pelo e-mail ifriends@usp.br.