FFLCH-USP firma convênio para intercâmbios na Hungria

23/06/2017
Por Paulo Andrade

A Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da FFLCH-USP assinou na quinta-feira, 22/06, um convênio de cinco anos para intercâmbios com a Universidade Eötvös Loránd (ELTE), da Hungria. Com o acordo, a Faculdade abrirá vagas no segundo semestre de 2017, em data a ser definida.

O acordo contemplará a cooperação acadêmica de docentes e pesquisadores, de estudantes de graduação e pós-graduação (com reconhecimento mútuo de estudos) e, também, de membros da equipe técnico-administrativa de ambas as instituições nas áreas de História, Geografia, Filosofia, Ciências Sociais e Letras.

De acordo com o edital, os docentes e pesquisadores visitantes participarão de conferências e de atividades de ensino e pesquisa. Os estudantes de graduação e pós-graduação desenvolverão estudos do idioma do país e atividades acadêmicas de intercâmbio. As equipes técnico-administrativas poderão participar do intercâmbio para troca de experiências e conhecimentos administrativos em áreas de interesse comum.

Participaram do encontro os professores Maria Arminda do Nascimento Arruda, diretora da FFLCH-USP, Antonio José Bezerra de Menezes Jr, do Departamento de Letras Orientais da FFLCH-USP, Patrícia de Jesus Carvalhinhos, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP, Sarolta Kobori, do Departamento de Letras Orientais da FFLCH-USP, Rodolfo Politano, vice-coordenador do curso de húngaro da FFLCH-USP, e os professores Barna Mezey, Reitor da ELTE, László Borhy, diretor das Letras da ELTE BTK, Nóra Gaál, Chefe da Relações Internacionais da ELTE, Ferenc Pál, encarregado do reitor dos assuntos brasileiros, do Centro Científico Brasileiro, o Consul Geral da Hungria, Szilárd Teleki, a Consul Gyula Misi.

A coordenação técnica e administrativa do convênio ficará a cargo do professor Antonio José Bezerra de Menezes Jr, do Departamento de Letras Orientais da FFLCH-USP, da professora Patrícia de Jesus Carvalhinhos, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP, e do professor Pál Ferenc, da ELTE.

Mais informações sobre o convênio e as datas para oportunidades de intercâmbio serão divulgadas em breve em nossas mídias.