Sejam bem-vindos, alunos estrangeiros!

Neste segundo semestre, a FFLCH recebe 126 estudantes estrangeiros. A maior parte veio da Europa e da Ásia, 70 e 45, de cada continente

 

 

04/08/2017

Por Eliete Viana

 

Os intercambistas receberam orientações gerais sobre a Faculdade
Os intercambistas receberam orientações gerais sobre a Faculdade

Os estudantes estrangeiros que vão estudar neste segundo semestre na graduação e na pós-graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP foram recepcionados no dia 31 de julho, segunda-feira, em uma reunião da Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da Unidade.
 

Neste segundo semestre, a FFLCH recebe 126 estudantes estrangeiros. A maioria já chegou, mas alguns alunos ainda virão em meados de agosto.

 

A maior parte veio da Europa e da Ásia, 70 e 45, de cada continente. Mas, também há alunos da América Latina, 8, e da América do Norte, 3. Da Europa, França, Reino Unido e Alemanha são os lugares que enviaram mais estudantes para a Faculdade: 31, 10 e 9, respectivamente. Do continente asiático, Coréia do Sul e China enviaram 18 e 17 representantes, cada um, seguido por Japão, com 10.  

 

No primeiro semestre deste ano, a Faculdade recebeu 114 alunos estrangeiros. Em 2016, estudaram na FFLCH 267 alunos intercambistas, sendo 127 no primeiro semestre e 140 no segundo.

 

Orientação

 

Nessa reunião de recepção, os intercambistas receberam orientações gerais sobre o processo de matrícula, documentação obrigatória exigida, os serviços oferecidos pela USP (restaurantes, transporte, saúde), o acesso às atividades esportivas no Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) e as opções culturais. Depois dos esclarecimentos, todos os alunos estrangeiros se apresentaram informando o nome, a faculdade e o curso.

 

Esse evento é realizado semestralmente pela CCInt da Faculdade como forma de dar as boas-vindas institucionais aos alunos estrangeiros, fazer uma integração deles com os outros alunos, para não ficarem restritos somente aos estudantes da mesma universidade ou país; além de  dar mais explicações sobre a USP e a Unidade.

 

Outras dúvidas que forem surgindo são esclarecidas pela equipe da CCInt, pelos telefones (11) 3091-3572/4622, e-mails ccint.fflch@usp.br / ccint2.fflch@usp.br ou pessoalmente, das 9h às 17h, no prédio da Diretoria e Administração da FFLCH, situado à Rua do Lago, 717, sala 130 – Cidade Universitária, São Paulo.