Autores da FFLCH estão entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2017

Os três primeiros colocados serão premiados com o troféu Jabuti, em cerimônia dia 31/11, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.
 
 
04/10/2017
Por Paulo Andrade
 
A organização do "59º Prêmio Jabuti" anunciou na última terça-feira (03/10) os finalistas da edição 2017 e com diversos autores da FFLCH USP entre os indicados. Tradicionalmente, a Faculdade costuma ser contemplada em diversas categorias da premiação.
 
Autores que passaram pela FFLCH, além de docentes e pesquisadores ativos, estão entre os finalistas. Entre eles: Alexandre Barbosa Pereira, José Cavalcante de Souza, Luiz Bernardo Pericás, Fernando Henrique Cardoso, Marilena Chaui, Maria Luiza Marcílio, Josoaldo Lima Rêgo, Lilia Moritz Schwarcz e Breno Battistin Sebastiani.
 
O Prêmio Jabuti, criado em 1958, é realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), sendo o a mais tradicional premiação literária do Brasil. As premiações são dadas a obras inéditas, publicadas em língua portuguesa, em primeira edição e entre 01/01 e 31/12/2016.
 
As 29 categorias contempladas pelo Prêmio são: adaptação, arquitetura, urbanismo, artes e fotografia, biografia, capa, ciências da natureza, meio ambiente e matemática, ciências da saúde, ciências humanas, comunicação, contos e crônicas, didático e paradidático, direito, economia, administração, negócios, turismo, hotelaria e lazer, educação e pedagogia, engenharias, tecnologias e informática, gastronomia, histórias em quadrinhos, ilustração, ilustração de livro infantil ou juvenil, infantil, infantil digital, juvenil, livro brasileiro publicado no exterior, poesia, projeto gráfico, psicologia, psicanálise e comportamento, reportagem e documentário, romance, teoria/crítica literária, dicionários e gramáticas e tradução.
 
Os finalistas serão avaliados na segunda fase da apuração, que será acontecerá em 31/10, na qual os jurados pontuarão as três melhores obras em cada categoria. A cerimônia de entrega das premiações será dia 30/11/2017, em cerimônia no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.
 
Além do troféu Jabuti para os três primeiros colocados, o vencedor em cada categoria recebe premiação de R$ 3.500,00. 
 
A lista completa dos finalistas pode ser consultada em: http://premiojabuti.com.br/apuracao/f1/index.html
 
Colaboraram Davi Morais, Maria Neusa Bispo e Renan Martins