CENTRO ÁNGEL RAMA

PUBLICAÇÕES
(lea acá la versión en español)

A partir de 1994, depois de publicados os livros resultantes do projeto BID-USP, destacam-se os seguintes projetos de publicação do Centro, alguns já realizados, outros ainda por realizar:

1. Antologia de textos de Antonio Candido (por realizar).

2. Antologia de textos de Ángel Rama (realizado, com antologia publicada pela EDUSP).

3. Publicação das Atas do Encontro de Campos do Jordão (1997) (realizado, com o livro intitulado Civilização e Exclusão, publicado pela Boitempo).

4. Publicação das Atas do encontro "Antonio Candido: pensamento e militância" (realizado, com o livro publicado pela Humanitas e Fundação Perseu Abramo).

5. Coleção Comarca – pequenos livros de 50 a 100 páginas, com ensaios de sócios e colaboradores (realizado parcialmente, com um caderno que reúne o conjunto de comunicações apresentadas por membros do Centro no Encontro da Brasa em Cambridge, na Inglaterra, e outro com as conferências resultantes da visita do poeta Gaston Miron ao Brasil em 1994.

6. Publicação conjunta com o Centro d'Études Québécoises da Universidade de Montrèal sobre Poesia e Tradução, tendo como objeto a vinda de Miron ao Brasil (por realizar).

7.Visamos ainda a publicação de um boletim mensal destinado a dar regularmente informações sobre as atividades do Centro, o que não foi possível até o momento, mas, de certo modo, esta página cumpre essa função.

Livros publicados

CHIAPPINI Moraes Leite, Ligia. No entretanto dos tempos: Literatura e história em João Simões Lopes Neto. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

CHIAPPINI Moraes Leite, Ligia (indevidamente substituída por ZEA, Leopoldo (Ed.). Literatura y Historia en Latinoamerica (indevidamente publicado comoHistória y cultura en la conciencia brasileña. México: FCE, 1993.

CHIAPPINI Moraes Leite, Ligia; AGUIAR, Flávio Wolf de (Orgs.). Literatura e História na América Latina. São Paulo: EDUSP, 1993.

ZEA, Leopoldo (Comp.). Historia y cultura en la conciencia brasileña. México,
Fondo de Cultura Económica, 1993.

GONZÁLEZ, Mario M. A saga do anti-herói. São Paulo: Nova Alexandria, 1994.

AGUIAR, Flávio (Org.). Antonio Candido, pensamento e militância. 1999.

CHIAPPINI, Lígia; ZILLY, Berthold (Orgs.). Brasilien, land der vergangenheit? 2000.

CHIAPPINI, Lígia; DIMAS, Antonio; ZILLY, Berthold (Orgs.). Brasil, país do passado? 2000.

DECCA, Edgar Salvadori de; LEMAIRE, Ria (Orgs.). Pelas Margens. Outros caminhos da História e da Literatura. 2000.

PESAVENTO, Sandra Jatahi (Org.). Leituras cruzadas: diálogos da História com a Literatura. 2000.

AGUIAR, Flávio; CHIAPPINI, Lígia (Orgs.). Civilização e exclusão: Érico Veríssimo, Euclides da Cunha, Claude Lévi-Strauss, Darcy Ribeiro. 2001.

AGUIAR, F.; VASCONCELOS, S.G.T. Ángel Rama - Literatura e Cultura na América Latina. 2001.

PESAVENTO, Sandra Jatahi et al. Érico Veríssimo: o romance da história. 2001.

CADERNOS COMARCA. Imagens da Europa na literatura brasileira. Centro Ángel Rama, 2002.

CENTRO ÁNGEL RAMA

(leia aqui a versão em português)

El Centro Ángel Rama proyecta las siguientes publicaciones:

1. Antología de textos de Antonio Candido.

2. Antología de textos de Ángel Rama.

3. Actas del Encuentro de Campos de Jordão (1977).

4. Actas del Encuentro "Antonio Candido: pensamiento y militancia" (1998)

5. Colección "Comarca": serie de pequeños libros, de 50 a 100 páginas cada uno, con ensayos de socios y colaboradores. Dos de ellos ya están preparados: uno con el conjunto de las ponencias presentadas por miembros del Centro en el Encontro da Brasa, en Cambridge, y otro con las conferencias resultantes de la visita del poeta Gaston Miron al Brasil en 1994.

6. Publicación conjunta con el "Centre d'Études Québécoises" de la Universidad de Montreal, sobre "Poesía y Traducción", que tiene como tema la venida de Gaston Miron al Brasil em 1994.

7. Boletín mensual destinado a suministrar regularmente informaciones sobre el Centro.

Libros publicados

AGUIAR, Flávio (org.). Antonio Candido, pensamento e militância. 1999.

CHIAPPINI, Lígia e ZILLY, Berthold (orgs.). Brasilien, land der vergangenheit? 2000.

CHIAPPINI, Lígia e ZILLY, Berthold (orgs.). Brasil, país do passado? 2000.

DECCA, Edgar Salvadori de e LEMAIRE, Ria (orgs.). Pelas Margens. Outros caminhos da História e da Literatura. 2000.

PESAVENTO, Sandra Jatahi (org.). Leituras cruzadas: diálogos da História com a Literatura. 2000.

AGUIAR, Flávio e CHIAPPINI, Lígia (orgs.). Civilização e exclusão: Érico Veríssimo, Euclides da Cunha, Claude Lévi-Strauss, Darcy Ribeiro. 2001.

AGUIAR, F. e VASCONCELOS, S.G.T. Ángel Rama - Literatura e Cultura na América Latina. 2001.

PESAVENTO, Sandra Jatahi et alii. Érico Veríssimo: o romance da história. 2001.

CADERNOS COMARCA. Imagens da Europa na literatura brasileira. Centro Ángel Rama. 2002.