Escritora portuguesa debate situação palestina em lançamento de livro com reportagens e fotos inéditas

Alexandra Lucas Coelho participará de debate no dia 16 de junho, às 10h, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais da USP, com transmissão ao vivo; evento é gratuito e aberto ao público

Por
Redação
Data de Publicação
Editoria

.
Jornalista e escritora portuguesa Alexandra Lucas Coelho lança livro sobre Gaza – Foto: Fundación Gabo/Wikipedia

A jornalista e escritora portuguesa Alexandra Lucas Coelho apresentará seu mais recente livro, Gaza está em toda parte (Bazar do Tempo, 399 págs., 2025), num encontro no dia 16 de junho, às 10h, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A obra traz uma reflexão sobre a atual situação do território palestino em Gaza, com base em reportagens, crônicas, textos e fotografias inéditas da autora, com lançamento simultâneo no Brasil e em Portugal. O evento é promovido pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH e pelo Centro de Estudos Palestinos (Cepal), e inclui debate com mediação dos professores da área de Literatura Portuguesa do departamento, Adma Muhana e Hélder Garmes. Para o encontro presencial a entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição, no Auditório 14 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da FFLCH no Youtube neste link.

Como está descrito no Instagram da editora, o livro é um retrato próximo, lúcido e informado do que acontece na região desde o ataque do Hamas a Israel e o que se desencadeou em Gaza. Além disso, informa que uma longa reportagem feita em 2017 em Gaza abre a edição revelando a vida local asfixiada há anos pelo Estado de Israel e a resistência cotidiana dos palestinos. 

Ao saber do ataque do Hamas ao sul de Israel, em 7 de outubro de 2023, Alexandra Lucas Coelho comprou uma passagem para a região do Oriente Médio, que acompanha de perto há mais de 20 anos. Os voos estavam sendo cancelados e a sua viagem acabou em uma escala. Mas começava ali uma série de textos que produziria, primeiramente à distância e, depois, em Israel e Palestina, quando foi possível viajar. Gaza está em toda parte é “a crônica de uma aniquilação de um povo em tempo real”, diz a apresentação da obra. A autora portuguesa volta à Cisjordânia, Jerusalém Oriental e Israel, resgata o relato da sua última ida a Gaza (onde desde 7 de outubro os repórteres internacionais não puderam mais entrar) e une aos textos um conjunto de suas fotografias que documentam a vida de um povo que vem sendo exterminado diante da apatia global. 

.

Alexandra tem 15 livros publicados, entre não ficção e romances. Trabalhou na rádio e no jornal português Público, onde foi repórter, cronista, editora e correspondente. Morou de 2010 a 2014 no Brasil, país sobre o qual escreveu Vai, Brasil (2013), Deus-dará (2016) e Cinco voltas na Bahia e um beijo para Caetano Veloso (2019). O seu trabalho de estreia, Oriente próximo (2007), foi dedicado a Israel e Palestina, região que reaparece em E a noite roda (2012, Grande Prêmio de Romance da Associação Portuguesa de Escritores – APE); Líbano, labirinto (2021, Prêmio Oceanos) e, agora, em Gaza está em toda parte.

Debate com a escritora portuguesa Alexandra Lucas Coelho
Data: 16 de junho, das 10h às 13h
Local: Auditório 14 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH/USP
Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo
Transmissão ao vivo neste link
Gratuito, sem necessidade de inscrição prévia
Mais informações pelo telefone (11) 3091-4581 ou pelo e-mail: cepal.fflch@usp.br

*Texto original: https://jornal.usp.br/universidade/escritora-portuguesa-debate-situacao…