
Dia 5 de agosto será lançado o livro A filosofia expressiva de Leibniz (Editora da USP, 336 páginas) de Tessa Moura Lacerda, professora do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
O evento será a partir das 19 horas, na sala 8 do Edifício de Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH, na Av. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo. Além da autora, estarão presentes na mesa de debate as professoras Vivianne Castilho, da Universidade Federal do Paraná; Sacha Kontic, da Universidade Federal do Alagoas; e o professor Elliot Scaramal, da Universidade Federal de Goiás.
O ensaio oferece uma análise precisa e erudita da filosofia de Leibniz, tomando como fio condutor a ideia de expressão, demonstrando que esta opera em todos os temas abordados pelo filósofo, nos níveis epistemológico, ético, político, ontológico, metafísico e teológico. A autora percorre toda a produção do pensador alemão, as relações de sua filosofia com a matemática do infinito (de que ele é o criador) e apresenta (em anexo) textos referentes à elaboração da obra leibniziana. Explora também a imensa bibliografia sobre ela, tomando posição ora aceitando, ora recusando criticamente aspectos dessa longa tradição e estabelece as relações de Leibniz com a ciência do século 17 e as controvérsias científicas e teológicas do período.
A autora
Tessa Moura Lacerda, é professora livre-docente do Departamento de Filosofia da FFLCH. É especialista em Filosofia Moderna e estudiosa também de outros temas, como a relação entre história, memória e testemunho (relacionada particularmente com a ditadura civil-militar brasileira de 1964-85); e as questões de gênero pensadas de um ponto de vista filosófico (feminismos, Transfeminismo, teoria queer).
O livro poderá ser adquirido no site da Edusp.
Com informações da Edusp