No dia 8 de novembro será lançado o livro Poesia em tempos difíceis, coletânea de Bertolt Brecht com a tradução de Tercio Redondo, docente do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O evento de lançamento contará com a presença Sérgio de Carvalho, docente da Escola de Comunicações e Artes (ECA), Priscila Figueiredo, docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV), Fabio Weintraub, doutor em literatura brasileira pela FFLCH e acontecerá às 15 horas, na Livraria Expressão Popular, na Alameda Nothmann, 806 - Campos Elíseos, São Paulo.
Bertolt Brecht produziu a poesia política alemã mais importante do século 20. Este volume, que inaugura uma coleção de textos fundamentais do autor, reúne seis coletâneas completas de poemas escritos entre 1926 e 1953. Neles, predomina a reflexão que orienta a luta contra o fascismo e a guerra - antes, durante e depois do período ditatorial nazista. Essa lírica, profundamente engajada, mas avessa à atitude panfletária, surpreende pela atualidade e pela proximidade com a crise em que ainda estamos mergulhados.
Brecht foi um dos nomes mais influentes do teatro do século 20, foi um dramaturgo, romancista e poeta alemão, criador do teatro épico anti-aristotélico.Sua obra, de forte caráter político e marxista, buscava provocar a reflexão do público sobre as contradições sociais e políticas da época, usando o teatro como ferramenta de conscientização.
O autor
Tercio Redondo é professor de literatura alemã na FFLCH. Sua pesquisa dirige-se sobretudo à literatura da primeira metade do século 20 alemão, com destaque para a prosa e a lírica brechtianas. Traduziu, entre outros, As afinidades eletivas, de Goethe; Escorpião e Félix, de Marx; Woyzeck, de Büchner; A cruzada das crianças e Conversas de refugiados, ambos de Brecht. Desenvolve trabalhos de parceria com grupos de teatro da cidade de São Paulo e é colaborador dos sites A Terra é redonda e Outras palavras.
Com informações de Livraria XYZ