Pesquisadores da USP trabalham a qualidade de verbetes da área de ciências sociais na Wikipédia

Iniciativa do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) qualificou conteúdo em áreas como ciência política e políticas públicas, adicionando 387 mil palavras e 3,7 mil referências à enciclopédia livre
Por
Redação
Data de Publicação
Editoria
.
Equipe do CEM trabalhando na edição de verbetes na Wikipédia – Foto: Janaína Simões/CEM-USP

Com o objetivo de divulgar na internet informações de qualidade sobre ciências sociais, uma parceria entre o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e a Wikipédia trabalha desde abril na produção e edição de verbetes dessa área do conhecimento. A iniciativa contou até agora com 120 verbetes, que representam colaborações efetivas: alguns foram criados integralmente pela equipe, enquanto outros receberam qualificação de conteúdo e robusto referenciamento bibliográfico nos casos de verbetes já existentes. Os verbetes que tiveram interferência do CEM na Wikipédia estão disponíveis neste link.

O trabalho realizado pelo CEM, que é sediado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, já acumulou cerca de 150 mil visualizações desde o início do projeto. Edney Cielici Dias, coordenador e editor-geral da iniciativa, explica que o trabalho resultou na adição de 3,7 mil referenciamentos e 387 mil palavras à enciclopédia. De acordo com dados da Wikimedia Brasil, parceira na ação, esse volume textual equivale a aproximadamente 800 páginas de 500 palavras.

“Os números são expressivos, mas o que realmente conta é o que o projeto acrescentou de cultura de ciências sociais, destacadamente de ciência política e políticas públicas, à Wikipédia em português”, enfatiza Dias. Ele aponta que a iniciativa partiu de um campo considerado “depauperado” e conseguiu registrar conhecimento e referências que, até então, estavam majoritariamente confinadas ao universo acadêmico. Um efeito notável desse trabalho, segundo Dias, é que a existência de um verbete de qualidade em português leva à sua rápida incorporação pelos sistemas de inteligência artificial e, paulatinamente, faz com que ele apareça como menção destacada no Google, superando, em relevância, a simples tradução de artigos em inglês.

Com o sucesso da empreitada, a equipe sugeriu à diretoria do CEM a criação ou melhoria de mais 151 verbetes. Além da produção de conteúdo, o coordenador destaca um desafio institucional: “Há também o desafio de incorporar a Wikipédia ao ambiente universitário, de tal sorte que os professores os utilizem em aula e incentivem os alunos a participarem da construção do conhecimento livre. A base colaborativa também é útil à pesquisa e à memória, como demonstram diversas iniciativas de inclusão e resgate cultural”, conclui.

.
Página do CEM na Wikipedia e verbete editado pelos pesquisadores – Foto: Reprodução/Wikipédia

Alguns dos verbetes trabalhados pela equipe do CEM estão: burocracia, burocracia de nível de rua, assistência social no Brasil, Bolsa Família, instrumentos de políticas públicas, clientelismo, brokers (operadores políticos), capital social (sociologia), rede social, democracia participativa, orçamento participativo, desigualdade de renda, prefeito, câmaras de vereadores e inclusão social.

Qualificação de conteúdo
Com 4,5 bilhões de acessos mensais anualmente, a Wikipédia se consolidou como um dos maiores portais informativos do ambiente on-line. Ao mesmo tempo, o site é uma das principais fontes de plataformas de inteligência artificial. “A Wikipédia está aí desde o início do século, mas, mesmo assim, a produção de ciências sociais em língua portuguesa é relativamente pequena. A partir disso iniciaram-se conversas. Aqui no Brasil e na América Latina esses conhecimentos não são tão difundidos, por isso a importância de abraçar essa questão da difusão de ciências sociais com qualidade”, destacou Dias em entrevista para a Rádio USP.

As informações postadas na Wikipédia, em português, possuem muitas vezes qualidade duvidosa. Segundo Dias, o volume de verbetes em ciências sociais na plataforma não ultrapassa 600 exemplares, muitos de produção irregular. “Alguns são de boa qualidade, outros são sumários, a outros faltam referências. Esse é um problema geral da Wikipédia. Especialmente em português e outras línguas que não sejam inglês, precisa ser melhorado e ter maior engajamento de especialistas”, complementa.

Nesse ambiente, com muitos editores já longevos, é preciso que se tenha cuidado ao querer provocar mudanças nas postagens para não causar nenhum problema. “Você pode encontrar um verbete até bem avaliado, que muita gente interagiu, mas que você vê lacunas. Então você precisa primeiro apontar essas lacunas, criar uma discussão, para depois fazer as alterações”, conclui o coordenador.

Pesquisa avançada e divulgação da ciência
Criado em 2000, com início das atividades em 2001, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) e, recentemente, também passou a ser um Centro de Pesquisa e Inovação Especial da Universidade de São Paulo (Cepix-USP). O CEM reúne cientistas de várias instituições para realizar pesquisa avançada, difusão do conhecimento e transferência de tecnologia em Ciências Sociais, investigando temáticas relacionadas a desigualdades e à formulação de políticas públicas nas metrópoles contemporâneas. Sediado na Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências Humanas (FFLCH) da USP e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o CEM é constituído por um grupo multidisciplinar, que inclui pesquisadores demógrafos, cientistas políticos, sociólogos, geógrafos, economistas e antropólogos.

A página sobre o CEM na Wikipédia, com informações sobre o projeto, verbetes e estatísticas, está disponível neste link. Confira os verbetes que tiveram interferência do CEM na Wikipédia clicando aqui.

Saiba mais sobre o projeto no site do CEM.

*Texto adaptado de Janaína Simões, da Assessoria de Comunicação e Difusão do CEM

* Texto original: https://jornal.usp.br/universidade/pesquisadores-da-usp-trabalham-a-qualidade-verbetes-da-area-de-ciencias-sociais-na-wikipedia/