Professora Maria Arminda recebe Medalha da Ordem do Mérito do Ministério da Justiça

Maria Arminda do Nascimento Arruda recebeu a comenda no grau Grã-Cruz destinada a “cidadãos que prestaram relevantes e inestimáveis serviços ao MJSP e a profissionais que se destacaram no exercício de suas funções”
Por
Redação
Data de Publicação
Editoria
.
A vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda foi homenageada com a comenda – Foto: Everton Ubal/MJSP

A vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, foi agraciada com a Medalha da Ordem do Mérito grau Grã-Cruz do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que homenageou 64 personalidades em cerimônia realizada ontem, dia 9 de dezembro, no Palácio da Justiça, em Brasília.

A cerimônia foi conduzida pelo ministro e chanceler da medalha, Ricardo Lewandowski, que destacou a importância de reconhecer os profissionais que contribuem diariamente para o fortalecimento do MJSP e para a proteção da população brasileira. “Reconhecer quem se dedica diariamente à defesa da ordem jurídica e à proteção dos direitos dos cidadãos é reafirmar o compromisso do Ministério da Justiça e Segurança Pública com um Brasil mais justo e seguro. Cada homenageado representa o esforço coletivo de quem trabalha pela Justiça e pela garantia da cidadania em todo o País”, afirmou.

Lewandowski preside o Centro Observatório das Instituições Brasileiras (COI) da USP, criado por Maria Arminda, que atua como vice-presidente. O COI é um centro de pesquisa interdisciplinar ligado à Reitoria focado em analisar e propor melhorias para as instituições brasileiras, desde a família até o Estado, cobrindo temas como o funcionamento dos Poderes, federalismo, políticas públicas e desafios sociais, atuando de forma prospectiva com a colaboração da academia, setor público e sociedade.

.
O ministro Ricardo Lewandowski e o vice-presidente Geraldo Alckmin na cerimônia de outorga da medalha, em Brasília – Foto: Isaac Amorim/MJSP

A medalha recebida pela vice-reitora foi criada pelo decreto nº 11.089/2022 e é destinada a cidadãos que prestaram relevantes e inestimáveis serviços ao MJSP e aos órgãos a ele vinculados, bem como a profissionais que se destacaram no exercício de suas funções e que, por isso, se tornaram merecedores do reconhecimento da classe. Pode ser concedida a pessoas físicas ou jurídicas, corporações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras. A admissão e a promoção na Ordem do Mérito ocorrem por ato do presidente da República, na condição de grão-mestre, após o encaminhamento das indicações pelo chanceler, representado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública.

O grau Grã-Cruz é destinado a chefes de Estado; ministros; governadores; presidentes do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, do Supremo Tribunal Federal (STF) e dos Tribunais Superiores; ao procurador-geral da República; e a outras personalidades de hierarquia equivalente.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do MJSP)

Texto original: https://jornal.usp.br/comunicados/vice-reitora-da-usp-recebe-medalha-da…