Coletânea reúne análises inéditas sobre o segundo governo de Getúlio Vargas

Textos de pesquisadores de gerações e instituições diversas trazem novas perspectivas historiográficas
Por
Renan Braz
Data de Publicação
Editoria

Segundo Governo Vargas: História & historiografia

A Editora Cancioneiro lançou, recentemente, a coletânea Segundo Governo Vargas: História & Historiografia (304 páginas), organizada por Maycon Dougllas, do Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

A obra reúne análises inéditas sobre um dos períodos mais emblemáticos da história política brasileira: os anos de 1950 a 1954. Marcado por intensas transformações políticas, sociais e econômicas, o segundo governo de Getúlio Vargas é revisitado na obra a partir de novas perspectivas historiográficas.

Mais do que reconstituir acontecimentos, o livro propõe interpretações que dialogam com diferentes abordagens e temas, evidenciando as múltiplas forças que moldaram aquele momento histórico. Longe de uma narrativa centrada exclusivamente na figura de Vargas, os textos exploram as complexas pressões internas e externas que atravessaram o período, do cenário da Guerra Fria às disputas políticas nacionais e estaduais, passando por conflitos institucionais e desafios econômicos, da campanha presidencial ao seu trágico fim. 

Com prefácio assinado pelo historiador Jorge Ferreira, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e posfácio de Maria Celina D’Araujo Pon, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a obra reúne contribuições de pesquisadores de diferentes gerações e instituições, oferecendo ao leitor uma visão ampla, crítica e atualizada. Ao revisitar o Segundo Governo Vargas sob novas lentes, o livro convida à reflexão sobre as continuidades e rupturas da democracia brasileira e suas ressonâncias no presente.

O autor

Maycon Dougllas possui graduação e licenciatura em História pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É doutorando e mestre em História Social pela FFLCH. Autor do livro Para além das amenidades: os debates políticos da Revista do Rádio (1948 - 1954). É membro do grupo de pesquisa Dimensões do Governo Vargas e seus desdobramentos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem interesse em História do Brasil do século 20 e desenvolve pesquisas nas áreas de História, Imprensa e Relações Étnico-Raciais.

O livro pode ser adquirido no site da Editora Cancioneiro 

Com informações do autor