SPMob2023 discutirá virada das mobilidades na teoria social

Por
Paulo Andrade
Data de Publicação
Editoria

SPMob Geral

Entre 13 e 21 de maio será realizada a quarta edição da Escola de Ciência Avançada em Mobilidades: Memórias & Futuros (SPMob2023). O evento é uma realização do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e o Programa de Pós-Graduação em Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Até 7 de maio estão abertas as candidaturas para o Ateliê de Pesquisa do SPMob2023 para mestrandos e doutorandos.

Assim como em suas três edições anteriores (2017, 2019 e 2021), a SPMob2023 se propõe a discutir os parâmetros epistêmicos da chamada virada das mobilidades. A partir do par “memórias & futuros”, os organizadores convidam todos a refletir sobre os fluxos, os fixos e as fricções, sobre as mobilidades como operador analítico e como um recurso tanto imprescindível quanto desigualmente distribuído. Essa ambivalência se acentua no contemporâneo e sugere futuros inconciliáveis entre crescimento, prosperidade e produtividade em um planeta sob risco. Por outro lado, uma abordagem baseada em utopias e políticas coletivas guarda o potencial de desenhar futuros de "mobilidades justas", como propõe Mimi Sheller, professora de sociologia no Departamento de Cultura e Comunicação da Worcester Polytechnic Institute em Massachusetts, EUA, que fará a fala de encerramento do evento na USP. 

A Professora Sheller também irá compor, com Jennie Germann Molz, a mesa-redonda patrocinada pelo SESC, em que revisitará o clássico "O Olhar do Turista 3.0". Renato Miguel do Carmo, professor associado do departamento de sociologia do Instituto Universitário de Lisboa e investigador no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, em Portugal, fará a palestra de abertura e Walter Imilán, professor da Faculdade de Arquitetura da Universidad Central de Chile, brindará os presentes com uma oficina voltada aos métodos móveis. Ambos participarão, na qualidade de debatedores, da mesa-redonda "Virada das Mobilidades e Estudos Urbanos", mediada pela professora Vera Telles, do Departamento de Sociologia da FFLCH, em que o professor Thiago Allis, do curso de Lazer e Turismo da EACH, e a professora Bianca Freire-Medeiros, do Departamento de Sociologia da FFLCH, discutirão alguns aspectos de suas respectivas teses de livre docência. 

Essa mesma atividade, focada na interseção entre as mobilidades socioespaciais e os estudos urbanos, se repetirá na UNIRIO, onde o evento terá as professoras Ana Maria Mauad e Fernanda Sanchez, ambas da Universidade Federal Fluminense, como debatedoras. No Rio, o pesquisador e escritor argentino Dhan Zunino Singh fará o lançamento do segundo volume da coletânea "Términos claves de los estudios de movilidad en América Latina".

Um dos pontos altos das Escolas de Ciência Avançada em Mobilidades são os Ateliês de Pesquisa, em que mestrandas/os e doutorandas/os têm a oportunidade de discutir seus projetos de pesquisa com um corpo de especialistas, com a expectativa de que a análise das mobilidades possa lhes proporcionar aportes interessantes. Sem restringir escolhas temáticas ou metodológicas, estamos interessadas em candidaturas que, a partir de um objeto empírico bem definido, se engajem com a grade analítica das mobilidades.

Na FFLCH, o evento ocorrerá entre os dias 13 e 15 junho, no Edifício de Filosofia e Ciências Sociais, na Av. Luciano Gualberto, 315 - Cidade Universitária - São Paulo. Na UNIRIO, o evento será entre 19 e 21 de junho. 

Todas as atividades serão presenciais e gratuitas, bastando fazer a inscrição pelo site do SPMob2023.

Com informações da equipe organizadora da SPMob2023