Faculdade celebra a atuação docente de Antonio Candido
Na próxima sexta-feira, dia 26 de maio, às 15h, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realiza o evento “Homenagem a Antonio Candido: o professor em sala de aula”. A atividade contará com a participação de seis docentes da Faculdade que também foram alunos de Candido: Berta Waldman, Davi Arrigucci Jr.; José Miguel Wisnik; Maria Augusta Fonseca; Roberto Schwarz; Salete Cara.
Na ocasião, cada um falará por cerca de 20 minutos sobre os ensinamentos obtidos em sala de aula com Antonio Candido (1918-2017), que iniciou sua carreira docente no ano de 1942, na cadeira de Sociologia II, e aposentou-se na área de Letras, oficialmente em 1978, mas permaneceu ligado à pós-graduação e à orientação de trabalhos acadêmicos. Entre os seis professores, somente Schwarz teve aula na Sociologia, enquanto que os outros foram alunos no curso de Letras e também orientados por ele durante o mestrado e/ou doutorado.
Carreira docente
Segundo o professor do Departamento de Ciência Política, André Singer, e um dos organizadores do evento, Antonio Candido poderia ser homenageado por vários motivos, seja pela obra relevante e por ser um intelectual de destaque, por sua atuação política até pela pessoa gentil que era com todos. Porém, o objetivo do evento é destacar a atuação docente dele. “Nesta homenagem, pensamos em mostrar depoimentos de ex-alunos de Antonio Candido para que as novas gerações saibam como sua presença era marcante em sala de aula. Por isso, todos os convidados se enquadram neste critério”, ressalta.
Singer pontua que não se trata de aumentar a importância da docência, em detrimento da pesquisa e extensão, os outros pilares de uma universidade pública e gratuita como a USP, mas de “trazer esta memória para aqueles que não tiveram o privilégio de obter conhecimento diretamente com o professor”.
A realização e organização são do Grupo de Pesquisa Pensamento e política brasileira, do Departamento de Ciência Política da Unidade – vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do grupo de estudantes de pós-graduação Articulação discente para o pensamento brasileiro, com apoio da Direção da FFLCH-USP. A homenagem também terá transmissão ao vivo pelo canal da FFLCH no YouTube.
A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição. O evento será realizado na próxima sexta-feira, dia 26 de maio, às 15h, no Auditório Nicolau Sevcenko do prédio de Geografia e História da Faculdade, que está localizado na Av. Professor Lineu Prestes, 338 – Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações pelo telefone (11) 3091-4612.