II Seminário de bens culturais: patrimônio universitário

Data do Evento
Início Inscrição
Fim Inscrição
E-mail Contato
cpcpublic@usp.br
Telefone Contato
(11) 2648-1505
Local
Auditório István Jancso (Complexo Brasiliana). Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo
O evento será gratuito ou pago?
gratuito
É necessário fazer inscrição?
Com inscrição prévia
Emissão de Certificado
Sim
Descrição

Evento contará com a participação dos professores Fernanda Peixoto, Ulpiano Bezerra de Meneses e Ana Maria Camargo, docentes da FFLCH USP.

Inscrições: bit.ly/srbc2017

Os espaços universitários, privilegiados por natureza na circulação de novas ideias e conhecimentos, constituem atmosferas culturais peculiares, marcadas pela interação dos vários grupos que neles circulam e habitam: estudantes, professores, pesquisadores, funcionários e demais frequentadores das universidades manifestam as mais diversas referências culturais, bem como produzem e acumulam objetos, documentos e monumentos dos mais variados. A especificidade e a riqueza cultural presente no cotidiano das universidades, contudo, é apenas raramente tomada como tema particular nas políticas patrimoniais: mesmo quando são tombados ou registrados bens culturais pertencentes ao ambiente universitário, recorre-se normalmente a discursos e significados exteriores à vida universitária — apela-se, por exemplo, aos aspectos estilísticos, formais ou construtivos dos seus edifícios ou à relevância depesquisa de seus acervos, desvinculados das práticas e rituais próprios deste cotidiano.

Desde 1988, contudo, com as inovações trazidas pelo artigo 216 da Constituição Federal, entende-se que o reconhecimento de bens culturais possui sua matriz nas práticas e sentidos promovidos pelos vários grupos sociais aos quais tais bens estão diretamente vinculados. Esta maneira renovada de conduzir os processos de patrimonialização desloca o valor dos bens de suas características inerentes para os significados atribuídos pelos seus grupos detentores.

Em face deste quadro o Centro de Preservação Cultural da USP — órgão vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária responsável justamente pela reflexão sobre o patrimônio cultural da Universidade de São Paulo — convida os pesquisadores e interessados no campo patrimonial para discutir os desafios da identificação de bens culturais universitários a partir desta perspectiva renovada de patrimonialização, bem como de sua salvaguarda. Que práticas e referências presentes nos cotidianos de estudantes, funcionários e docentes das universidades são relevantes e passíveis depatrimonialização? Que peculiaridades possuem seus lugares, monumentos, acervos, formas de expressão, celebrações e saberes? Como identificá-los e como pensar em políticas para sua salvaguarda e difusão?

Para além de qualquer intenção auto-laudatória e de celebração acrítica dos elementos que eventualmente constituam símbolos ou vetores da memória e das práticas universitárias, pretende-se com este II Seminário de Reconhecimento de Bens Culturais a reflexão sobre os limites, as contradições e as potencialidades deste universo patrimonial específico das universidades. Para tanto, estão programadas mesas específicas sobre o patrimônio edificado, o patrimônio imaterial e os acervos e coleções das universidades. Esperamos com este evento, portanto, atacar estas duas questões que nos parecem relevantes à prática do CPC: de um lado, o avanço sobre o debate da patrimonialização pós-88 e, de outro, a discussão das características próprias do patrimônio universitário. 

PROGRAMAÇÃO

DIA 28/11. LUGARES E PRÁTICAS UNIVERSITÁRIAS

9h–10h30
ABERTURA
Mônica Junqueira de Camargo (CPC/USP)
José Pedro Matos Paiva – UC

10h30–12h30
MESA 1. LUGARES E CIDADES UNIVERSITÁRIAS
Maria Cecília França Lourenço (FAU/USP)
Hugo Segawa (FAU/USP)
Nilce Aravecchia (FAU/USP)
Mediação: Fernanda Fernandes (FAU/USP)

14h–16h
MESA 2. REFERÊNCIAS CULTURAIS UNIVERSITÁRIAS
Sonia Piccinini (UFRGS)
Lea Carvalho Rodrigues (UFCE)
Juciara Teixeira Machado (UFSM) 
Mediação: Fernanda Peixoto (FFLCH/USP)

16h–17h
Ulpiano Bezerra de Meneses (FFLCH/USP)
Conferência 

DIA 29/11. ACERVOS E COLEÇÕES NA UNIVERSIDADE

9h–12h
MESA 3. ARQUIVOS E CENTROS DE MEMÓRIA
Sonia Maria Troitiño Rodriguez (CEDEM/UNESP)
Johanna Smit (AG/USP)
Rodrigo de Freitas Nogueira (UNB)
Heloisa de Faria Cruz (CEDIC/PUC)
Mediação: Ana Maria Camargo (FFLCH/USP)

13h30–17h
MESA 4. REDES DE MUSEUS UNIVERSITÁRIOS
Marta Lourenço (Universidade de Lisboa e UMAC/ICOM)
Maria Cristina Bruno (MAE/USP)
Maurício Cândido da Silva (FMVZ/USP)
Letícia Julião (ECI/UFMG)
Mediação: Solange Ferraz de Lima

Comissão Organizadora
Mônica Junqueira de Camargo (CPC/USP)
Fernanda Fernandes (CPC/USP)
Cibele Monteiro da Silva (CPC/USP)
Gabriel Fernandes (CPC/USP)

Realização:
Centro de Preservação Cultural da USP

Apoio:
Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo – Auditório István Jancso