Nasceu Charles Dickens

No dia 7 de fevereiro de 1812 nascia o escritor inglês Charles Dickens, famoso pelo clássico Oliver Twist e autor de inúmeros romances urbanos
Por
Paulo Andrade
Data de Publicação
Editoria
Hoje na História

 

 

07/02/1812: Nasceu Charles Dickens

No dia 7 de fevereiro de 1812 nascia o escritor inglês Charles Dickens, famoso pelo clássico Oliver Twist e autor de inúmeros romances urbanos que abordavam conflitos e problemas sociais do século XIX.

A professora Sandra Vasconcelos, pesquisadora de Literaturas de Língua Inglesa do Departamento de Letras Modernas da FFLCH USP, descreve Dickens como um escritor atento à vida das camadas mais baixas da população, abordando “vários fios narrativos e uma galeria impressionante de personagens, e expõe uma nova experiência social em suas narrativas ao dar voz às contradições de sua época”.

"Seus romances apresentam uma visão ampla do mundo inglês entre as décadas de 1830 e 1870 e acompanham protagonistas em sua trajetória de um estado de inocência a um estado de experiência, em seu processo de aprendizagem e, na maior parte das vezes, de aceitação das contingências, infortúnios e fracassos", explica. 

A professora também comentou sobre a importância do autor na história do romance inglês: "Dickens mergulhou na vida urbana londrina, o que torna a capital da Inglaterra uma personagem central nos seus romances, e no cotidiano de personagens que enfrentam as vicissitudes e os conflitos de uma sociedade em mudança, na qual os problemas sociais se fazem sentir de perto por elas".

Entre suas obras mais significativas, a professora destaca David Copperfield (1849-1850), Bleak House (1852-53) e Great Expectations (1860-61), "embora seu nome seja sempre e de imediato ligado a Oliver Twist (1837-1838)".

A professora também publicou sobre Dickens no livro Os anos de aprendizagem de David Copperfield, publicado em David Copperfield. Tradução de José Rubens Siqueira. São Paulo: Cosac Naify, 2014, p. 1267-1289.