Docente do Departamento de Letras Modernas da FFLCH recebeu reconhecimento por suas contribuições na área de estudos irlandeses no Brasil
A professora Munira Hamud Mutran, do Departamento de Letras Modernas da FFLCH, recebeu o Presidential Distinguished Service Award, em reconhecimento às suas contribuições na área de estudos irlandeses e ao impacto do Programa de Estudos Irlandeses da FFLCH no Brasil.
O prêmio foi entregue no último dia 29 de novembro pelo Presidente da Irlanda, Michael D. Higgins, na casa presidencial Áras an Uachtaráin, na capital Dublin.
Munira é pioneira no desenvolvimento de estudos irlandeses no Brasil. O Programa de Estudos Irlandeses da USP, que ela estabeleceu há 38 anos, teve profundo impacto nacional e internacionalmente, apoiando o desenvolvimento de estudos irlandeses em outras partes da América Latina.
A professora lecionou literatura irlandesa no programa de pós-graduação da FFLCH desde 1980, formando 25 mestres, 20 doutores e uma pós-doutora. Por 20 anos ela foi a principal organizadora das comemorações do Bloomsday, em São Paulo, que se espalhou para outras importantes cidades brasileiras.
Em 1989, foi co-fundadora da Associação Brasileira de Estudos da Irlanda, e é também diretora honorária da Cátedra WB Yeats of Irish Studies na FFLCH USP.
Confira abaixo algumas imagens da Cerimônia:
Com informações de Department of Foreign Affairs and Trade/ Ireland