Nota de falecimento: Eduardo Yázigi

Docente destacou-se nacional e internacionalmente por suas pesquisas sobre urbanismo e turismo, tendo publicado diversos livros que se tornaram referência para estudantes, pesquisadores e profissionais

Por
Redação
Data de Publicação
Editoria

 

É com pesar que comunicamos o falecimento do professor Eduardo Abdo Yázigi, do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências (FFLCH) da USP. O enterro foi realizado dia 14/02 no Cemitério São Paulo.

Eduardo Yázigi teve uma longa história com a Universidade de São Paulo. Primeiro, no início dos anos 1960, como aluno do curso de graduação em História e, alguns anos mais tarde, como docente, primeiro da Faculdade de Arquitetura e Urbanisno e depois, a partir do início dos anos 1990, do Departamento de Geografia da FFLCH USP, tendo se credenciado no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana (PPGH) também nesse período.

Seu mestrado e doutorado, ambos orientados pelo geógrafo francês Pierre Monbeig, foram obtidos na Universidade de Paris, cidade onde viveu por mais de dez anos, entre final dos anos 1960 e meados dos anos 1970.

Poliglota (falava 6 línguas) e erudito, Yázigi destacou-se nacional e internacionalmente por suas pesquisas sobre urbanismo e turismo, tendo publicado diversos livros, que se tornaram referência para estudantes, professores, pesquisadores e profissionais interessados nessas temáticas. Entre suas publicações mais destacadas, podemos citar: “Turismo, uma esperança condicional” (1998), “O mundo das calçadas” (2000, derivado de sua tese de livre-docência, cujo título foi obtido em 1997), “A alma do lugar” (2001), “Civilização Urbana - planejamento e turismo” (2003), “Saudades do futuro: por uma teoria do planejamento territorial do turismo” (2009).

Tendo formado cerca de 30 mestres e doutores ao longo de sua carreira como docente, o seu legado acadêmico e intelectual se perpetua, portanto, não somente por suas obras, que incluem mais de duas dezenas de livros autorais ou organizados e diversos artigos científicos e capítulos de livros, mas também por sua participação vibrante e única na formação de muitos alunos e pesquisadores.

Departamento de Geografia
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Universidade de São Paulo