Institucional

Um crítico plural

 

Alfredo Bosi, professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), morreu no dia 7 de abril, aos 84 anos, vítima da Covid-19, em São Paulo. Bosi, que começou a carreira lecionando literatura italiana, elaborou análises literárias pioneiras a partir de seu conhecimento em filosofia e história e formou gerações de profissionais desde a década de 1970. Viúvo de Ecléa Bosi (1936-2017), deixou dois filhos, Viviana, docente de literatura na mesma instituição, e o médico e economista José Alfredo, além de dois netos.

FFLCH lança o Guia de Ingressantes

O Serviço de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) divulgou, no último mês de maio, o Guia de Ingressantes, um manual que reúne as principais informações de contato dos setores acadêmicos da Faculdade e da Universidade de São Paulo. O Guia pretende facilitar o acesso dos ingressantes aos serviços da Faculdade, informando-os sobre os procedimentos de atendimento remoto adotados devido a pandemia. Confira abaixo.

Pronunciamento da Direção

Pronunciamento oficial da Direção da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP por meio do professor Paulo Martins, Diretor da FFLCH, acerca dos episódios recentes envolvendo o falecimento de estudantes, entre eles um aluno do curso de Letras e outro da Geografia, e a necessidade de se melhorar os programas de acolhimento da Universidade.

 

Comissão de Pesquisa apresenta em evento os primeiros passos para a iniciação científica


*A imagem abaixo e a da capa são de edições do Siicusp realizadas antes da pandemia, quando os eventos eram presenciais e não virtuais, como estão sendo as aulas e todas as atividades na FFLCH e na USP. Por isso, as pessoas estão se aglomerando e sem máscaras, o que não é recomendável neste momento de necessidade de isolamento e distanciamento social.
 

Nota da Congregação da FFLCH USP sobre a situação do Hospital Universitário

 

NOTA DA CONGREGAÇÃO DA FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DA USP

A Congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas vem a público manifestar grande preocupação com a presente situação do Hospital Universitário e instar aqueles que respondem por sua administração a não mais protelar as medidas que se impõem para o seu resgate como serviço de excelência no atendimento à saúde, à pesquisa e ao ensino. 

Faculdade promove integração dos alunos de pós-graduação


Com o objetivo de recepcionar e acolher os ingressantes deste primeiro semestre nos 23 programas de pós-graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, será realizado o I Encontro de Integração da Pós-Graduação, de 10 a 12 de maio, segunda a quarta-feira, das 10h às 12h, com transmissão pelo canal da FFLCH no YouTube. 

FFLCH cria manual contra a discriminação e desigualdade de gênero e de raça


A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP lançou neste mês de abril o Manual Contra a Discriminação e Desigualdade de Gênero e de Raça. O objetivo do documento é propor uma reflexão para todos a respeito da não reprodução de formas de violência arraigadas em nossa sociedade e, particularmente, no ambiente acadêmico.