Docentes da FFLCH recebem prêmios da Fundação Biblioteca Nacional

Prêmio Literário Biblioteca Nacional contempla autores, tradutores e projetistas gráficos brasileiros desde 1994

Por
Gabriela Ferrari Toquetti
Data de Publicação
Editoria

Imagem: Governo Federal

Foram anunciados, no início de novembro, os vencedores da edição 2023 do Prêmio Literário Biblioteca Nacional. Dentre os homenageados, estão João Roberto Faria e Vagner Gonçalves da Silva, docentes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Capa de Teatro e Escravidão no Brasil, de João Roberto Faria – Imagem: Editora Perspectiva

João Roberto Faria, professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e pesquisador em Teatro Brasileiro, foi premiado na categoria “Ensaio Literário - Prêmio Mário de Andrade”, com a obra Teatro e Escravidão no Brasil (Editora Perspectiva).

O livro reflete sobre como o movimento abolicionista brasileiro contou com as artes em seu esforço de denunciar a desumanidade da escravidão no Brasil. Este é um dos valores inquestionáveis da obra, ao trazer a público uma extensa dramaturgia do século 19 em que a violência do escravismo foi exposta nos teatros brasileiros e em grande número.

Capa de Exu: Um Deus Afro-atlântico no Brasil, de Vagner Gonçalves da Silva – Imagem: Edusp

Já Vagner Gonçalves da Silva, docente no Departamento de Antropologia e pesquisador em Estudos Africanos, foi contemplado pelo livro Exu: Um Deus Afro-atlântico no Brasil (Edusp) na categoria “Ensaio Social - Prêmio Sérgio Buarque de Holanda”.

Na obra, o autor analisa de diferentes pontos de vista as características do culto de Exu em nações afro-atlânticas, além de sua apropriação pelas denominações cristãs do catolicismo e, mais recentemente, do neopentecostalismo.

Prêmio Literário Biblioteca Nacional

O Prêmio Literário Biblioteca Nacional avalia romances, poemas, contos, ensaios, traduções, projetos gráficos e obras infantis e juvenis, reconhecendo a qualidade intelectual e estética da produção editorial brasileira. O evento é realizado desde 1994 e, neste ano, contemplou obras publicadas entre 1º de maio de 2022 e 30 de abril de 2023.

As comissões julgadoras analisam as obras de acordo com critérios como qualidade literária, originalidade, contribuição à cultura nacional, criatividade no uso dos recursos gráficos e excelência da tradução.

Confira a lista completa de vencedores neste link.

Com informações da Biblioteca Nacional, Editora Perspectiva e Edusp.