Aula Magna 2024 da FFLCH terá como ministrante o professor Jorge Luís da Silva Grespan

Evento dará boas-vindas para os alunos dos cinco cursos de graduação da Faculdade no dia 6 de março

Por
Redação
Data de Publicação
Editoria

Professor Jorge Luís da Silva Grespan
Professor Titular da FFLCH Jorge Luís da Silva Grespan. Foto: Reprodução/IEA USP
 

Com o tema “A dialética de nossos tempos”, o professor do Departamento de História Jorge Luís da Silva Grespan ministrará a Aula Magna 2024 da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP no dia 6 de março de 2024. O evento será realizado às 19 horas no Auditório Nicolau Sevcenko que fica no Edifício Eurípedes Simões de Paula da FFLCH-USP (Geografia e História), na Avenida Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo.

A cada ano, a aula magna é feita para trazer uma mensagem institucional para todos os alunos da FFLCH, principalmente os calouros. A aula é aberta para o público em geral e não é necessário fazer inscrição prévia. 

De acordo com o professor, a aula abordará “a definição de ‘tempo presente’ como intersecção de passado e futuro será o ponto de partida de uma reflexão sobre a relevância para os estudantes que hoje ingressam na FFLCH de uma das tradições de pensamento mais importantes da Faculdade, que surgiu no contexto do ‘seminário do Capital’, realizado entre as décadas de 1950 e 1960. ‘Nosso’ é este tempo porque reúne gerações e campos de conhecimento de uma forma não linear e não binária que seria, ao contrário, histórica e dialética. Retomar as linhas de força desse antigo seminário interdisciplinar permitirá pensar o próprio conceito de dialética dentro de uma matriz crítica que enfatiza o papel da oposição e do conflito na constituição das várias dimensões da realidade social. Em vez de um tempo linear no qual o início de um processo conduz de modo inevitável e teleológico a resultados explicáveis, essa dialética capta a contingência e o inesperado; em vez de uma lógica binária, ela dissolve as contraposições rígidas, institui brechas e abre lacunas. A dialética pensada, assim, a partir dessa tradição formada na nossa Faculdade pode constituir uma fonte de inspiração para tempos de fragmentação radical e de crise profunda como o que vivemos”.

Professor Jorge Luís da Silva Grespan

O professor Jorge Luís da Silva Grespan é titular do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Atua na área de Teoria da História e é credenciado como orientador de mestrado e doutorado pelo Programa de História Econômica e pelo Programa de História Social da FFLCH USP. Suas linhas de pesquisa abrangem temas como: Dialética em Marx e em Hegel, Crítica da Economia Política, Crises econômicas, Marxismo no século 20 (Lukács, Rosa Luxemburgo, Gramsci, W. Benjamin, Adorno), Marxismo no Brasil e na América Latina. Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1980), graduação em História pela Universidade de São Paulo (1982), doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1994. Tese publicada em 1998 e republicada em 2012 com o título "O negativo do capital"), pós-doutorado em filosofia pela Freie Universität Berlin (1997), livre-docência pela Universidade de São Paulo (2017, publicada em 2019 com o título "Marx e o Modo de Representação Capitalista"). Concurso de Titularidade realizado em 2018.

*Com informações de Jorge Luís da Silva Grespan

---

A aula será transmitida no canal da FFLCH no Youtube:

 

Aula Magna Grespan