Igualdade, equilíbrio e integração de gênero em carreiras científicas

Evento na USP convida pesquisadoras para discutir a participação feminina no âmbito da ciência, tecnologia e inovação

Por
Redação*
Data de Publicação
Editoria

.
Evento mostra trajetórias e diferentes desafios da vida acadêmica e científica de mulheres – Foto: Freepik

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP está organizando o evento Gênero e Carreira Docente na USP: Trajetórias e Novos Desafios, que irá discutir a participação de mulheres em diferentes áreas da ciência. O encontro está marcado para o dia 6 de março, das 10h30 às 12 horas, presencialmente na Sala Alfredo Bosi, sede do IEA, e também será transmitido ao vivo pelo site do instituto.

Realizado em parceria com o Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o evento será mediado por Janina Onuki, professora da FFLCH e pesquisadora do IEA. Não sendo necessário nenhum tipo de inscrição, o encontro é aberto e deve receber até 70 pessoas (capacidade máxima do local). 

Além da abertura e mediação de Janina Onuki, foram convidadas: Liedi Bernucci, diretora-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT); Patrícia Gama, diretora do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP; e Ana Elisa Bechara, vice-diretora da Faculdade de Direito (FD) da USP. Além das convidadas, o encerramento do evento contará ainda com a participação da vice-diretora do IEA, Roseli de Deus Lopes. 

As participantes foram convidadas para compartilhar suas trajetórias em cada uma de suas áreas de atuação, os desafios enfrentados durante a vida, na formação e na vida acadêmica. Também para discutir suas perspectivas sobre a participação feminina, inclusão e diversidade em seus ambientes profissionais.

O evento é realizado no âmbito do  Projeto Temático Fapesp Gender STI, que tem como objetivo acompanhar a atuação de mulheres em diversas áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação, além de discutir sobre políticas públicas de inclusão e diversidade nas diferentes instituições científicas. O Gender STI é um projeto de pesquisa internacional que analisa a participação feminina em um diálogo entre Europa e países emergentes, como o Brasil. O projeto foca em investigar três tópicos principais: igualdade de gênero em carreiras científicas, equilíbrio de gênero em tomadas de decisão e integração de gênero nas áreas de pesquisa e inovação.

Saiba mais: https://www.gender-sti.org

*Texto do Jornal da USP, da editoria de Diversidade