Novo podcast da FFLCH tem como objetivo divulgar a produção filosófica no ambiente universitário

Criado por pesquisadores do Grupo de Estudos Espinosanos da FFLCH, a primeira temporada terá seis episódios, que serão lançados durante o mês de novembro

Por
Renan Braz
Data de Publicação
Editoria

Multitudo Podcast
Fonte: Acervo Multitudo Podcast

Nesta terça-feira, dia 5 de novembro, estreou o primeiro episódio do Multitudo Podcast, programa realizado pelo Grupo de Estudos Espinosanos (GEE), vinculado ao Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Idealizado por alguns membros do GEE, Abel Beserra, doutorando em Filosofia pela FFLCH; José Marcelo Siviero, doutor em Filosofia pela FFLCH; e Yonah Zimerman, aluna de graduação e licenciatura em Filosofia pela FFLCH, e com supervisão de Tessa Moura Lacerda, docente do Departamento de Filosofia da FFLCH, o podcast aborda temas diversos sob um ponto de vista filosófico, como história da filosofia, política, artes, educação, passando também por assuntos atuais sobre filosofia ou relacionados à comunidade dedicada a pesquisar sobre Espinosa, filósofo holandês que viveu durante o século 17.

 José Marcelo, Abel Beserra, Marilena Chauí e Yonah Zimerman no episódio final da primeira temporada do Podcast MultiTudo
 José Marcelo, Abel Beserra, Marilena Chauí e Yonah Zimerman no episódio final da primeira temporada do Podcast MultiTudo. Fonte: Acervo Multitudo Podcast

Embora o foco do Multitudo seja a produção científica que ocorre na FFLCH, o programa também receberá convidados de outras universidades públicas brasileiras, como Fran Alavina e Vinicius Berlendis de Figueiredo, da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), respectivamente.

No episódio de estreia, o Multitudo recebeu a professora Tessa Moura Lacerda, que falou sobre seu livro Pela memória de um paí[s]: Gildo Macedo Lacerda, Presente!, lançado em 2023 e que, por meio de quatro ensaios, analisa sua história pessoal sem ter conhecido seu pai, assassinado pela ditadura brasileira.

Já no segundo episódio, que também estreou nesta semana, o Multitudo conversou com Pablo Rubén Mariconda, docente sênior do Departamento de Filosofia, sobre sua pesquisa na área de agnotologia, que é responsável por analisar a relação entre ciência e ignorância.

Os próximos quatro episódios desta primeira temporada sairão às terças e quintas, sempre às 8 horas, tanto no canal da FFLCH no Youtube quanto no Spotify. Os convidados dos próximos programas são, em ordem, Sérgio Cardoso (FFLCH), Fran Alavina (UFVJM), Vinicius de Figueiredo (UFPR) e Marilena Chaui (FFLCH).

Sobre o GEE
Fruto de um curso ministrado por Marilena Chaui em 1994, o Grupo de Estudos Espinosanos foi fundado no ano seguinte com o intuito de pesquisar sobre a filosofia do século 17, reunindo estudantes de graduação, pós-graduação e professores dedicados ao assunto.

* Com informações do Grupo de Estudos Espinosanos