Prêmio Alumni 2024: FFLCH vence categoria e possui três egressos homenageados

Gabriela Sartini foi premiada, enquanto Alexandre Uehara e Alysson Muritiba receberam menção honrosa

Por
Rafael Dourador
Data de Publicação
Editoria

Marie Pedroso recebendo prêmio pela FFLCH
Marie Márcia Pedroso, assistente acadêmica da FFLCH, representou a unidade na premiação (Foto: Rafael Dourador/Serviço de Comunicação Social da FFLCH USP)


A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP foi premiada na 3°edição do Prêmio Alumni, na categoria “Unidades acima de 5 mil diplomados”, por ser a unidade com o maior crescimento em número absoluto na Plataforma Alumni nos últimos 12 meses. Ao todo, foram 2.119 novos usuários — superando a sua própria média dos 1646 inscritos em 10 meses, que também lhe renderam essa categoria em 2023. Para Adrián Fanjul, diretor da FFLCH,  “o prêmio evidencia nosso esforço de manter contato com egressos e a identificação dos egressos com sua trajetória na Faculdade”.

Além da Faculdade, Gabriela Gomes Prol Otero Sartini, egressa do curso de Geografia da FFLCH, também venceu na categoria “Contribuições em Sustentabilidade Ambiental”. Ela foi coordenadora da publicação “Panorama dos Resíduos Sólidos” da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Ecológicos (ABRELPE) — de 2013 a 2021 — e de projetos como o Beco Limpo, uma iniciativa permanente da Prefeitura de Santos que realiza capacitação de jovens de comunidades palafitas para autogestão de resíduos. “Nada disso seria possível se eu não tivesse entrado com 17 anos e me formado na Universidade de São Paulo. Não só pelo conteúdo técnico, é todo um ambiente que a Universidade proporciona, toda a segurança e oportunidades que ela dá e que fazem a diferença”, afirmou Gabriela ao receber o prêmio.

Alysson Silva Muritiba, egresso do curso de História, e Alexandre Ratsuo Uehara, doutor em Ciência Política, receberam menção honrosa nas categorias “Contribuições em Arte e Cultura” e “Contribuições em Relações Humanas e Inclusão Social”, respectivamente. No entanto, Alysson foi condecorado por suas direções cinematográficas, que refletem sobre a exclusão de minorias sociais.

Alexandre, por sua vez, é presidente da Associação Cristã de Moços de São Paulo (ACM), instituição ecumênica de educação integral, assistência social, filantrópica e sem fins lucrativos com cerca de 14 mil sedes em mais de 123 países diferentes. A organização é considerada a maior rede de serviços voluntários do mundo, com mais de 30.000 associados, que promove atendimentos de reforço escolar para crianças e adolescentes, distribuição de refeições para famílias e pessoas em vulnerabilidade social, e espaços de encontro e acolhimento para a população idosa de São Paulo.

Gabriela Sartini discursando após recebimento do prêmio
Gabriela fez Geografia na FFLCH entre 2002 e 2006 (Foto: Rafael Dourador/Serviço de Comunicação Social da FFLCH USP)


Com informações de https://www.alumni.usp.br/conheca-os-vencedores-do-premio-alumni-usp-2024/