Iniciativa prevê intercâmbios de seis a um ano para ministração de aulas de língua portuguesa na instituição parceira
Na manhã do dia 28 de novembro, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP fechou um convênio com a Universidade Estadual de Línguas Mundiais do Uzbequistão voltado para o intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes da graduação e pós-graduação.
Ilkhomjon Tukhtasinov, reitor da universidade uzbequistanesa, apresentou dados da instituição e revelou seu interesse em criar conexões culturais com a Faculdade. A delegação também era formada por Khusanboy Yuldashev, diretor do Departamento de Relações Internacionais; Dilrabo Bakhronova, chefe do Departamento de Espanhol; e Khakimov Khamidulla, diretor da Faculdade de Filologia Romano-Germânica.
Após troca de experiências e conhecimentos sobre ambas as instituições, os diretores concordaram em assinar o termo que prevê o envio de professores da FFLCH para ministrar aulas de português aos estudantes da instituição parceira. Além disso, o documento propõe que a Faculdade receba alunos uzbequistaneses com cursos de língua portuguesa, proporcionando uma experiência de imersão e aprendizagem aos estudantes.