USP inaugura centro de convivência na FFLCH

Construção visa à melhoria da área de lazer dentro da USP, tanto para o público interno quanto externo à Universidade

Por
Gabriela César
Data de Publicação
Editoria

.
Foto: Isadora Batista/Serviço de Comunicação Social da FFLCH USP

Na manhã do dia 10 de dezembro, a Reitoria da USP promoveu a inauguração do segundo Centro de Convivência do campus da Capital - Butantã, nomeado Centro de Convivência Paineira. A construção do espaço foi feita ao lado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), do Instituto de Química (IQ) e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), na  Av. Prof. Lineu Prestes.

Todos os Centros de Convivência foram projetados com tomadas, wi-fi, banheiros e bebedouros, além da possível presença de food trucks que permitem a alimentação saudável nos locais. As áreas foram instaladas em zonas estratégicas para contemplar o maior número de pessoas, tendo sua primeira localização na Praça do Relógio, ponto central no campus.

De acordo com a prefeita do Campus USP Butantã, professora Raquel Rolnik, o projeto seguiu as diretrizes estabelecidas pelo Plano Diretor, que visa a organização, planejamento e administração da Cidade Universitária. Assim, o Centro de Convivência foi construído a partir de materiais sustentáveis, como madeira com alta durabilidade e menor emissão de carbono, e foi pensado como um exemplo de inovação.

O Reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, afirmou que a ideia por trás desses novos espaços é transformar os campus da Universidade em lugares agradáveis para a comunidade interna da USP (funcionários e alunos) e para a comunidade externa, que utiliza os campus como lugares de lazer e de práticas esportivas.

Os Centros de Convivência contaram com o financiamento da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp) e há mais seis a serem construídos na Universidade, conforme o projeto do Plano Diretor. “Um terceiro Centro de Convivência já está em projeto para ser instalado na área da POLI”, disse a prefeita Raquel Rolnik.

.
Inauguração do Centro de Convivência Paineira (Foto: Isadora Batista/Serviço de Comunicação Social da FFLCH USP)