"Cartografias Plurais no Ensino de Geografia" terá docentes de sete instituições diferentes e será voltado para professores de geografia
O Laboratório de Ensino e Material Didático do Departamento de Geografia (LEMADI) desenvolveu o primeiro curso de aperfeiçoamento da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. O objetivo da extensão é aprofundar a compreensão das aplicações das Cartografias Plurais no contexto da prática docente, oferecendo perspectivas alternativas para o ensino de Geografia na Educação Básica.
“Cartografias Plurais no Ensino de Geografia”, como é denominado, terá duração de 180 horas e será totalmente à distância e gratuito. As aulas ocorrerão de 11 de fevereiro de 2025 a 09 de dezembro de 2025 e serão ministradas todas as terças-feiras, das 19h00 às 22h00, com recesso em julho.
Professores da USP, UNESP, UnB, UNICAMP, UFG, UFFRJ e UFSM participarão dos encontros. O programa do curso possui quatro disciplinas: Introdução à Teoria da Cartografia, Cartografias Plurais: exemplos e diversidade de métodos, A Cartografia na Escola e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
A professora Regina Araujo de Almeida, Waldirene Ribeiro do Carmo e Vagner Luis Carneiro de Campos são os autores e proponentes do curso. A coordenação fica a cargo da professora Paula Cristiane Strina Juliasz, que terá Fernanda Padovesi Fonseca como vice. De acordo com a equipe responsável, a iniciativa é uma “tentativa de conectar os debates recentes sobre Cartografia com professores de escolas públicas para, em conjunto, construir novas possibilidades e aplicações que busquem romper com práticas pedagógicas que limitem a pluralidade da Cartografia e da Geografia”.
A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site da Comissão de Cultura e Extensão da FFLCH. O Período de inscrições iniciou em 18 de dezembro de 2024 e se estenderá até 19 de janeiro de 2025. Há 100 vagas distribuídas através de processo seletivo definido pela inscrição.