Exposição na Biblioteca Florestan Fernandes apresenta livros nacionais que ganharam vida nas telas

São apresentadas grandes obras nacionais, desde clássicos a produções contemporâneas

Por
Isadora Batista
Data de Publicação
Editoria

Livro "Ainda Estou Aqui" exposto ao lado de um trófeu Oscar
Foto: Renan Braz / Serviço de Comunicação Social da FFLCH/USP

No dia 24 de fevereiro, a Biblioteca Florestan Fernandes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP iniciou a exposição “Literatura Brasileira na Tela”, que explora a adaptação de grandes obras da literatura nacional para o cinema. 

Adriana Cybele Ferrari, diretora da Biblioteca, explica que a visibilidade do cinema nacional, trazida pelas indicações de “Ainda Estou Aqui” ao Oscar, incentivou o início da exposição. “Nós pensamos em mostrar o nosso acervo e mostrar também para as pessoas outros tipos de títulos de filmes nacionais que foram originados de livros.”, a diretora também destaca a importância da exposição para o incentivo à leitura e às análises dos diálogos apresentados entre a literatura e o audiovisual.

A exibição conta com obras desde clássicos como “Dom Casmurro” e “O Cortiço” a produções contemporâneas como “Ainda Estou Aqui”, destacando enredos, cenários e personagens levados para as telas.

Exposição na Biblioteca Florestan Fernandes
Foto: Renan Braz / Serviço de Comunicação Social da FFLCH/USP

“Essa exposição aqui na biblioteca tem a importante finalidade de trazer para a juventude a compreensão e aproximação com as obras da literatura brasileira que andaram sempre juntas com o cinema. O cinema brasileiro se organiza um pouco em torno dessas obras. E, com isso, se conta um pouco a história do Brasil, do ponto de vista de uma cultura, de um país que é tão grande. O cinema mostra o Brasil que a literatura narra e expõe.”, explica Maria Celeste de Souza, coordenadora do Clube de Leituras “Com Leitura e Com Afeto” da Biblioteca Florestan Fernandes. 

A exposição acontece até 23 de maio e é aberta ao público.