Delegação romena se reúne com diretoria da FFLCH para debater possível acordo de intercâmbio

Parceria entre as instituições será o único convênio da FFLCH com a Romênia na atualidade

Por
Gabriela César
Data de Publicação
Editoria

.
Foto: Gabriela César / Serviço de Comunicação Social da FFLCH

Na tarde de 13 junho, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP recebeu representantes da University of Oradea, da Romênia, para estabelecer propostas sobre um acordo de intercâmbio entre as instituições acadêmicas. Ainda que o convênio não tenha sido assinado durante o encontro, ambas as Faculdades estão trabalhando para definir seu modelo e aprová-lo em breve.

A universidade romena veio ao Brasil por meio de um convênio de financiamento europeu, nomeado Erasmus+. Entretanto, a ideia para a próxima parceria, de acordo com a Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da FFLCH, é o convênio entre as duas faculdades sem filiações externas.

Durante a conversa, Alexandru Ilies, diretor da Faculdade de Geografia da University of Oradea, destacou que sua instituição ministra aulas em inglês e que existe a possibilidade ao aluno intercambista de participar, durante um ano, de um curso para aprender a língua romena.

Esse será o único convênio que a FFLCH possuirá com alguma instituição da Romênia na atualidade. Ainda segundo a CCInt, a University of Oradea está muito interessada em estabelecer esta parceria e se esforçará para concretizá-la o mais rápido possível.

Entre os representantes da University of Oradea, estavam presentes na reunião Alexandru Ilies (diretor da Faculdade de Geografia), Dorina Camelia Illies (docente da Faculdade de Geografia), Paul Florian Dragos (docente da área de Educação Física) e Bogdan Laurentiu Sturzu (docente da área de Educação Física).

.
Foto: Gabriela César / Serviço de Comunicação Social da FFLCH