A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP recebeu nota máxima em seus cinco cursos de graduação, incluindo licenciaturas e bacharelados, pelo ranking Guia da Faculdade 2025, do Estadão em parceria com Quero Educação. A pesquisa avalia instituições de ensino com notas em número de estrelas, sendo cinco estrelas a maior pontuação.
Neste ano, o ranking avaliou 22.198 cursos, na modalidade presencial e à distância, e todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (MEC) foram convidadas a fazer parte da pesquisa. Entre os cursos cadastrados, apenas 993 receberam cinco estrelas e, dessas graduações com nota máxima, 85% são oferecidas por instituições públicas. A USP recebeu nota máxima em 123 de seus cursos de graduação e foi a universidade pública do país com o maior número de estrelas.
Após a inscrição das instituições no ranking, coordenadores de cada curso recebem um questionário para apresentarem seus projetos pedagógicos, corpos docentes e infraestrutura. A partir desses critérios, 12 mil profissionais de educação voluntários avaliam os cursos específicos de suas áreas e regiões. As notas variam de uma a cinco estrelas e seis professores são convidados para julgar um único curso.
Ao final do processo, a maior e a menor notas recebidas por cada curso são descartadas e o resultado é a média das notas intermediárias restantes. Vale ressaltar que as pontuações dos anos anteriores também são contabilizadas para a pontuação atual, com diferentes pesos de notas para os três últimos anos.
O Guia da Faculdade nasceu em 2018 entre a empresa jornalística O Estado de S. Paulo e a startup da área educacional Quero Educação. É a equipe da Quero que organiza o processo da avaliação de cursos, como a definição da metodologia utilizada, coleta de informações das instituições de ensino, montagem do banco de avaliadores e tabulação dos dados obtidos.