Informamos com pesar o falecimento de João Baptista Borges Pereira, docente do Departamento de Antropologia, Professor Emérito da FFLCH, e diretor da Faculdade em duas gestões.
O professor graduou-se em Ciências Sociais na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), em 1958. Obteve o título de mestre em Antropologia com a dissertação “A escola secundária numa sociedade em mudança”, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1964.
Em 1964, ingressou como docente na mesma FFCL. Tornou-se doutor em Antropologia em 1966, com a tese intitulada “Cor, profissão e mobilidade: o negro e o rádio em São Paulo". Obteve o título de livre-docente em 1968, com a tese “Italianos no mundo rural paulista" e, em 1975, tornou-se professor titular do Departamento de Antropologia da FFLCH. Cumpriu pós-doutorado na Universidade de Coimbra (Portugal), em 1980.
Dedicou-se aos estudos de antropologia, atuando principalmente nos temas imigração, questão racial, educação e diversidade religiosa. Foi diretor da FFLCH em duas gestões, em 1985-1989 e 1994-1998. Em 2001 tornou-se o 28º professor emérito da FFLCH USP.
---
Em 2017, o Serviço de Comunicação Social da FFLCH entrevistou o professor para o programa Memória FFLCH. Ele falou sobre sua trajetória na Universidade, as pesquisas pioneiras sobre o negro no Brasil, as duas passagens como diretor da FFLCH, o período da repressão militar, entre outros assuntos. Veja abaixo: