Diante de um cenário internacional cada dia mais crispado, turbulento e imprevisível, um grupo de alunos de graduação do Departamento de Geografia da FFLCH – USP resolveu propor a organização da I Semana de Geopolítica do Departamento de Geografia da FFLCH-USP.
Abrigada a ideia no Laboratório de Geografia Política – GEOPO a proposta se materializou na organização de cinco mesas e duas conferências a serem realizadas durante a semana de 04 a 11 de outubro de 2019.
Foram selecionados três cenários regionais a serem aprofundados respectivamente: África, Oriente Médio e América do Sul além dos temas transversais da Geopolítica da Energia e os 70 anos da Escola Superior de Guerra – ESG.
Este temário se justifica na medida em que correlaciona o debate acadêmico sobre temas de interesse geopolítico na atualidade com uma perspectiva analítica que reconstrói a história do próprio pensamento geopolítico brasileiro.
Finalizando, consideramos que o momento em que a Universidade enfrenta um ataque à sua característica de palco de debates de ideias divergentes, a realização de um encontro que reafirma o pluralismo ideológico e metodológico, assim como, a defesa intransigente da razão se faz necessário. Por esse motivo indicamos como conferencista de encerramento o Embaixador Rubéns Ricúpero.
