FFLCH oferece mais de 60 vagas gratuitas para a terceira idade

A oferta é para algumas disciplinas regulares de graduação na Unidade. As matrículas são gratuitas e devem ser feitas presencialmente, no Serviço de Cultura e Extensão, das 9h às 16h45, e serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria


 

USP60+

Do dia 10 até 14 de fevereiro, ou enquanto houver vagas, estarão abertas as matrículas para o público da terceira idade frequentar disciplinas regulares de graduação na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. São 62 vagas oferecidas, totalmente gratuitas, em 15 disciplinas.

A iniciativa faz parte de programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, cuja realização está na 52ª edição – as atividades são oferecidas semestralmente, em duas edições por ano.

Criado em 1994 pela professora Eclea Bosi, o programa Universidade Aberta à Terceira Idade era nessa época uma iniciativa pioneira e quase não havia similares no Brasil. Em 2018, o programa da USP passou a se chamar USP Aberta à Terceira Idade, a fim de evitar dúvidas do público quanto às atividades oferecidas. No ano seguinte, começaram a surgir questionamentos sobre a melhor forma de se referir a esse público acima dos 60 anos de forma mais inclusiva e objetiva, sem juízo de valor, preconceitos ou cargas negativas. Dessa forma, a partir de 2020 o programa passa a se chamar USP 60+  - na página da Pró-Reitoria há mais informações sobre esta mudança.  

A maioria das disciplinas oferecidas é na área de História. Uma destas é História da América Colonial, com 10 vagas no total, e que é oferecida em quatro turmas e horários diferentes neste primeiro semestre. O professor responsável por uma destas turmas, Carlos Alberto de Moura Ribeiro Zeron, falou sobre a UATI e o seu público. 

“Ofereci vagas porque acho interessante a iniciativa da Universidade Aberta à Terceira Idade da PRCEU, que permite tornar a universidade ainda mais aberta e pública. Em geral, o público da terceira idade é muito assíduo, atento às aulas e respeitoso“, comentou o docente do Departamento de História da FFLCH.

Matrículas  

Para cursar as disciplinas regulares de graduação, a pessoa interessada deve ter 60 anos ou mais e ter concluído o ensino médio. Após o término das aulas, os alunos têm direito a um comprovante de participação, emitido pela Pró-Reitoria. 

Confira, abaixo, a relação das disciplinas e o número de vagas reservadas à terceira idade em cada uma delas. Para consultar horários, dias e turmas das disciplinas da FFLCH, utilizar o campo "BUSCAR" do próprio site da PRCEU.   

As matrículas são gratuitas e devem ser feitas presencialmente ou por procuração simples – apresentar RG, CPF ou carteirinha USP (para a comunidade USP) – do dia 10 a 14 de fevereiro, ou enquanto houver vagas disponíveis, das 9h às 16h45, no prédio da Diretoria e Administração da FFLCH, localizado na Rua do Lago, 717, no Serviço de Cultura e Extensão Universitária, sala 126 – Cidade Universitária, São Paulo.

As vagas disponíveis serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada, sem necessidade de processo seletivo. 

Na FFLCH, as vagas gratuitas para a terceira idade não são oferecidas somente através deste programa. Porque, em todo curso de cultura e extensão universitária há a reserva de uma vaga gratuita para este público, através de sorteio, e também é dado 50% de desconto quando os cursos são pagos. 

Mais informações com o Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH pelo telefone: (11) 3091-4645 ou por e-mail: agenda@usp.br.

tabela