Livro As Relações Perigosas é tema do terceiro episódio do podcast As Madalenas

A convidada da edição é a doutoranda da FFLCH Thaïs Chauvel, que comenta suas experiências com o texto, bem como sobre a relevância do autor e da obra para os dias de hoje

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

 

capa livro em francês
Capa de uma edição em francês do livro - Foto: Divulgação instagram do Podcast As Madalenas


Está no ar o terceiro episódio do podcast As Madalenas, que aborda o livro As Relações Perigosas, de Choderlos de Laclos, com Thaïs Chauvel. A iniciativa é um projeto de difusão de literatura idealizado e realizado por alunos e pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Letras Estrangeiras e Tradução (LETRA) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. 

A convidada para falar sobre o polêmico livro é franco-brasileira e pesquisa a obra do autor francês no seu doutorado pela FFLCH, já que um dos objetivos do projeto é entrevistar os alunos de pós-graduação sobre as obras que eles estudam, mas a partir da experiência pessoal de leitura.

Ela possui bacharelado e licenciatura em Letras, com habilitação em língua e literatura francesa, e mestrado em Letras – todos pela USP. É professora do curso e canal do YouTube 123 Francês e tem interesse em estudos literários, com ênfase em Literatura Francesa Literatura Comparada e Teoria Literária. 

Obra atual 

No início do podcast, a pesquisadora lembra que chegou ao livro por acaso, ao vê-lo em uma livraria e se interessou pela capa, mas não sabia nada sobre a obra ainda. “Era uma edição francesa, [que tinha na capa] uma pintura muito bonita”, comenta.

Essa descoberta foi aos 15 anos, a mesma idade da jovem Cécile do livro, mas essa coincidência não fez Thaïs, hoje com 28 anos, se identificar com a personagem. Na época, ela ficou impressionada, mas também frustrada ao chegar no final do romance por conta de “todas as pontas soltas” que o autor deixa. “Como assim? Não vai resolver nada?”, ela disse que pensou na ocasião. 

Porém, por outro lado, ela destaca que justamente pelas questões em aberto, o leitor fica com vontade de reler o romance, o que ela fez diversas vezes ao longo da vida. 
Na edição, Thaïs conta como o livro acabou sendo seu objeto de pesquisa em seu doutorado e porque antes tentou evitar isso. “Eu tentei fugir muito das Relações Perigosas no doutorado”, brinca.

A pesquisadora contextualiza que temas abordados no livro continuam atuais, como, por exemplo, a preocupação com a reputação das mulheres. Pois, notícias sobre a vida sexual de mulheres e homens ainda são tratadas de maneiras diferentes, como se não tivessem os mesmos direitos e obrigações.

O episódio tem ainda leituras de trechos do livro As Relações Perigosas
 

Thaïs Chauvel com capa do livro em português
A pesquisadora Thaïs Chauvel, em destaque, durante gravação do episódio com os alunos e pesquisadores do projeto - Foto: Divulgação instagram do Podcast As Madalenas


As Madalenas 

O nome do podcast é inspirado no romance Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust. Madalena é o nome de um bolinho de pão de ló, que o protagonista come no início do romance e que serve de estopim para que ele relembre e reconstrua toda a sua vida. Então, no podcast a obra literária é um bolinho, que permite que o entrevistado relembre também as suas experiências mais importantes.

O primeiro episódio do podcast, que foi ao ar em maio, abordou a obra Em busca do tempo perdido, com a participação de Fillipe Mauro. O segundo foi sobre o livro A Peste, de Albert Camus, com Raphael Araújo. O próximo episódio – o quarto –, será a respeito do livro Como fazer amor com um negro sem se cansar, de Dany Laferrière, com comentários de Heloísa Moreira.

Os episódios do podcast são mensais e disponibilizados nas seguintes plataformas de streaming:  
Spotify: https://spoti.fi/2XPAmUr  
CastBox: https://bit.ly/3clalA3 
Soundcloud: https://soundcloud.com/as-madalenas-podcast/episodio-1

Mais informações sobre o podcast As Madalenas (@asmadalenas.podcast) podem ser conferidas pelo instagram: https://instagram.com/asmadalenas.podcast?igshid=1xnbqy7a8tntw