Dicionário idealizado por Michel Laban aborda as particularidades da língua portuguesa na literatura

O evento contou com a participação das organizadoras Maria José Laban e Maria Helena Araújo Carreira, responsáveis por continuarem a obra do falecido pesquisador

Por
Redação
Data de Publicação

 

Obra fundamental para o ensino da língua e literatura de língua portuguesa, por via do estudo das particularidades do português literário de Moçambique. O Dicionário de Particularidades Lexicais e Morfossintácticas da Expressão Literária em Português. Moçambique (volumes I e II), de Michel Laban, (1946 - 2008), foi publicado no ano de 2018, após extenso trabalho das organizadoras Maria José Laban e Maria Helena Araújo Carreira. Abrange um período de cerca de quatro séculos (1609-2004), 239 autores, 477 obras (das quais 118 não literárias), uma demonstração da profunda ligação do estudioso à África.

A seção de apresentação da obra foi realizada via Google Meet em 10 de novembro de 2021. Posteriormente foi editada para, nesta oportunidade, colocarmos à disposição de docentes, pesquisadoras, pesquisadores, estudantes de graduação e outras pessoas interessadas. Foram os professores convidados:

Profa. Doutora Maria Helena Araújo Carreira (Universidade de Paris 8)
Profa. Doutora Maria José Tição Fernandes Fafe Laban (Escola Superior de Belas Artes de Lisboa/Fundação Calouste Gulbenkian
Prof. Doutor Nazir Ahmed Can (UFRJ/PIELAFRICA)
Profa. Doutora Rejane Vecchia da Rocha e Silva (CELP/USP) - Apresentação
Profa. Doutora Rita Chaves (USP/PIELAFRICA) - Mediação
Profa. Doutora Sara Jona Laisse (UCM/Fundação Fernando Leite Couto).

Edição: Renan Braz Martins (Serviço de Comunicação Social - FFLCH/USP) Apoio: Marinês Mendes (CELP - Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa)