Divulgação Científica

João Paulo Pimenta analisa as representações sociais do tempo em seu novo livro

Explorando uma enormidade de temas e de perspectivas, com uma abrangência geográfica à escala do globo, o professor do Departamento de História, João Paulo Pimenta traz não apenas um detalhado estudo das representações sociais do tempo, mas igualmente das múltiplas ações concretas tomadas para seu ordenamento, contagem e controle. Seus nove capítulos cruzam, a cada passo, as ciências naturais e os sistemas simbólicos e religiosos, as forças econômicas e os quadros políticos e sociais.

Em seu novo livro, Renato Janine analisa o que a humanidade aprendeu durante a pandemia

O filósofo, ex-ministro da Educação, professor do Departamento de Filosofia e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, lança seu mais recente livro "Duas ideias filosóficas e a pandemia” (Ed. Estação Liberdade). O lançamento acontece nesta terça-feira (14), a partir das 18h30, na Livraria da Tarde, em São Paulo.

Na obra, Janine oferece luzes para uma necessária discussão do aprendizado da humanidade ao longo dos dois primeiros anos pandêmicos em razão da disseminação global do coronavírus.

Processos de paz fortalecem ocupação israelense em territórios palestinos

Nos anos 1990, israelenses e palestinos promoveram os chamados “processos de paz”: uma tentativa de promover desenvolvimento e autonomia nos territórios palestinos ocupados por Israel. Entretanto, a iniciativa resultou em uma realidade ainda mais precária para os palestinos e um controle maior dos israelenses. O assunto foi tema de um mestrado realizado na FFLCH, que estudou o aumento do auxílio financeiro e as principais transformações nos territórios palestinos ocupados.