Faculdade promove Semana de Arte e Cultura

Durante a última semana de setembro, serão realizadas apresentações musicais, performances teatrais, exibição de filmes e diversas oficinas

Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria

 *Matéria atualizada em 27/09/2022, às 17h18
 

Semana de Arte e Cultura FFLCH 2022 - Biblioteca em quadro
Durante uma semana, a FFLCH se transformará em um espaço para diversas manifestações artísticas e culturais. Na arte acima (um cavalete para pintura) está a imagem da fachada da Biblioteca Florestan Fernandes da Faculdade, fotografada por Carlos Alberto Dias - Arte: Beatriz Alves/Assessoria de Imprensa FFLCH-USP


Na última semana do mês de setembro, do dia 26 ao 30, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP vai dar palco para a realização de diversas atividades de arte e cultura, com apresentações feitas pela comunidade interna da Faculdade.

A programação é variada e contém apresentações musicais (jazz, blues, rock, pop, MPB), poesia (oficina e sarau); oficinas de literatura, de fotografia, hip hop, capoeira; dança; performances teatrais; exposição de desenhos e exibição de filmes do Laboratório de Imagem e Som da Antropologia (LISA), vinculado ao Departamento de Antropologia da FFLCH, no Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp), órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP.

Além da exibição dos filmes no Cinusp, as atividades vão acontecer em três espaços na FFLCH: no prédio de Letras, no prédio de Filosofia e Ciências Sociais e na Biblioteca Florestan Fernandes. 

Confira no site da Cultura e Extensão Universitária a programação completa com os horários e os endereços onde serão realizadas todas as atividades.

Incentivo à expressão cultural

Para compor a programação da Semana, a Comissão e o Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH enviaram e-mail, em agosto, convidando a todos da comunidade interna da Faculdade a realizarem inscrições de propostas com atividades artísticas e culturais. As propostas passaram por avaliação de uma comissão, quanto ao ineditismo da proposta e sua adequação à Semana de Arte e Cultura, que também organizou os locais e os horários da programação.

Todas as atividades fazem parte da Semana de Arte e Cultura da USP, promovida pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da Universidade. 

De acordo com a PRCEU, a Semana cumpre o seu papel integrador para com a sociedade, realizando atividades programadas pelas unidades de ensino, órgãos e coordenadorias dos campi da USP. "Aflora o potencial cultural de nossos professores, alunos e funcionários com tal vigor que unidades tidas como essencialmente técnicas exibem exposições artísticas e fotográficas, grupos corais, grupos teatrais, orquestras, shows musicais e dança. Nesse ambiente rico, não é raro vocações e talentos serem revelados em meio a unidades e órgãos dedicados essencialmente à cultura. A sociedade, ao prestigiar esses eventos, também é plenamente beneficiada – não só pela diversidade e qualidade das atividades, mas também por sua gratuidade".

Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: agenda@usp.br