FFLCH é uma das sedes da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais

Nos dias 23 e 24 de março, o prédio de Ciências Sociais e Filosofia abriga as atividades do evento
Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria
Eventos
Institucional


 

De 23 a 29 de março, acontece a Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (SPASS, na sigla em inglês), em dois locais na USP: no prédio de Ciências Sociais e Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

O tema desta primeira edição da Escola é Dinâmicas da Sociedade Democrática Contemporânea, e oferece uma discussão sobre diferentes dimensões das sociedades democráticas atuais, com um enfoque multidisciplinar, abordando as áreas: sociedade, globalização, desigualdades, democracia, teoria crítica, religião, política.

A Escola é organizada pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e pelo Instituto Merian América Latina (oficialmente nomeado como Maria Sibylla Merian International Centre for Advanced Studies in the Humanities and Social Sciences), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O Cebrap e o Instituto são presididos e coordenados pela professora do Departamento de Sociologia da FFLCH, Angela Maria Alonso.

Na mesa de abertura, realizada na manhã do dia 23, estiveram presentes: as pesquisadoras do Cebrap e organizadoras do evento, as professoras Maria Hermínia Tavares de Almeida e Marta Rodriguez de Assis Machado, respectivamente da FFLCH e da Fundação Getúlio Vargas; a presidente do Cebrap; o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional, Raul Machado; do Instituto Merian América Latina, Sergio Costa; e a diretora da FFLCH, Maria Arminda do Nascimento Arruda.


Logo após a abertura, o diretor executivo do The World Bank, Otaviano Canuto,  comandou a primeira mesa falando sobre Globalização e desigualdades: o que aprendemos com a experiência internacional.

Também estarão presentes nas próximas mesas outros pesquisadores do Brasil e de instituições estrangeiras, como da própria FFLCH e USP,  Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de Brasília (UnB), Johns Hopkins University, Texas A&M University, American University.

Mais informações em: http://cebrap-spass.com/.


(Com informações do Cebrap)