FFLCH recebe seus calouros com atividades culturais e debates sobre a atualidade

Os eventos integram a Semana de Recepção aos Calouros, cujo tema desse ano é Chega Mais, desenvolvido com o propósito de criar um ambiente de acolhimento na USP, reforçando a ideia de que a Universidade é um espaço construído por todos para todos
Por
Eliete Viana
Data de Publicação
Editoria
Institucional
Notícias

 

 

De 18 a 22 fevereiro, será realizada a 21ª Semana de Recepção aos Calouros na USP, na qual as aulas regulares são substituídas por atividades de integração entre os calouros e os veteranos. Nesse período, os 1.669 novos alunos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) poderão participar de passeios culturais e piquenique, mas, sem deixar de lado o debate de ideias, que é característica da Unidade, em mesas de discussão sobre permanência estudantil, os movimentos sociais e a memória.

As orientações sobre a vida acadêmica também estarão presentes na programação através das visitas aos laboratórios, nas aulas inaugurais dos cinco cursos de graduação e em conversas com diversos setores, desde a Seção de Alunos até à Direção da Faculdade – a diretora Maria Arminda do Nascimento Arruda irá proferir uma mensagem de boas-vindas, no dia 18, às 9h e às 18h, nos auditórios do prédio de Geografia e História.

Atrações

Diversão e cultura faz parte da programação do curso de Ciências Sociais, no dia 19, terça-feira, com piquenique, às 10h; oficina de grafite e stencil, às 16h; e sarau, às 22h.
 

cena do documentário A Batalha da Maria Antônia
Cena do documentário A Batalha da Maria Antônia, do diretor Renato Tapajós, que marcou a trajetória da Faculdade, será exibido na Semana - Foto: Divulgação


O trabalho do geógrafo na atualidade será debatido no dia 18, às 16h e às 20h30, por profissionais da área que atuam em diferentes setores. Indo além dos dias úteis da semana, no sábado, às 10h, será realizado um trabalho de campo orientado pela cidade de São Paulo, com início na Praça da Sé, no centro.

No dia 22, no período da tarde e da noite, o curso de Filosofia promove uma apresentação e discussão do documentário A Batalha da Maria Antônia. A atividade será realizada no mesmo prédio onde a história aconteceu, que na época era a sede da Faculdade, quando ela era nomeada como Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), e hoje abriga o Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA). 

Xadrez e mesas de RPG temáticos estão entre as atividades de integração oferecidas aos calouros de História, no dia 18, das 14h30 às 16h45. A aula inaugural deste curso será ministrada pelo professor emérito Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses, também na segunda-feira, a partir das 19h30, no Auditório Nicolau Sevcenko, com o título Manual de Bolso para uma travessia vantajosamente responsável do curso de História.

O curso de Letras, no dia 19, período da tarde, promove diversas oficinas, das quais todos os estudantes poderão participar. E, nos dias 20, 21 e 22, os coletivos do movimento negro, indígena e feminista serão apresentados aos alunos ingressantes.

Clique aqui para consultar a programação completa dos cinco cursos da FFLCH.

Para todos

Todas as atividades marcam o início do ano letivo na Universidade e foram organizadas pelas coordenações dos cursos, Comissão de Graduação, Centros Acadêmicos e Atlética. Institucionalizada em 1998 pela Pró-Reitoria de Graduação da USP, a Semana de Recepção aos Calouros tem o objetivo de promover a integração entre os novos alunos e os veteranos e transmitir os valores cultivados pela Universidade: humanismo, excelência, universalismo e solidariedade.
 

Imagem do aplicativo do Disque-Trote
Reprodução de tela do aplicativo Disque-Trote USP, disponível para os sistemas operacionais iOS e Android


O tema desse ano é Chega Mais, desenvolvido com o propósito de criar um ambiente de acolhimento na USP, reforçando a ideia de que a Universidade é um espaço construído por todos para todos. Como acontece desde a primeira edição da Semana, a campanha publicitária foi produzida pelos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA), sob a coordenação do professor Heliodoro Teixeira Filho, mais conhecido como Dorinho.

Desde o dia 13 de fevereiro, o Disque-Trote já está funcionando. Esse canal ficará disponível até 29 de março e é de responsabilidade da Pró-Reitoria de Graduação da USP, que visa coibir qualquer tipo de agressão física, moral ou outras formas de constrangimento.

O calouro que se sentir vítima de agressão ou constrangimento, dentro ou fora do âmbito da Universidade, poderá fazer a denúncia pelo telefone 0800-012-1090, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h; do e-mail disquetrote@usp.br; ou pelo aplicativo Disque-Trote USP, uma novidade no atendimento na forma de atendimento desse ano.

Vídeo de boas-vindas

Para orientar e acolher melhor os ingressantes nesse universo que eles passarão a frequentar durante os próximos anos, a FFLCH produziu o vídeo Boas-vindas aos calouros 2019. No vídeo, os representantes da comunidade FFLCH parabenizam e falam sobre as dúvidas e experiências que os calouros vão vivenciar durante a vida universitária, demonstrando que todos os membros - professores, funcionários e os alunos veteranos, em suas diferentes atuações - querem propiciar um ambiente de muito aprendizado aos calouros.

Participam do produto audiovisual a professora e diretora da Faculdade, Maria Arminda do Nascimento Arruda; a aluna recém-formada em Letras Carolina Xavier; e o funcionário Hilton José Soares, do Serviço de Graduação. Clique aqui para assistir o vídeo.