FFLCH empresta computadores para alunos de graduação

Os equipamentos começaram a ser entregues no dia 29 de maio, para que os estudantes possam participar das atividades remotas neste período de suspensão das aulas presenciais na Universidade, devido ao isolamento social por causa da pandemia da Covid-19
Por
Eliete Viana
Data de Publicação

 

 

computadores
Computadores da sala pró-aluno de Filosofia e Ciências Sociais - Foto: Normando Peres Silva Moura/FFLCH USP

 

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP está emprestando computadores aos seus alunos de graduação, para que possam participar das atividades on-line neste período de suspensão das aulas presenciais na Universidade, devido ao distanciamento social que está em vigor para evitar a expansão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), visto que não há previsão de retorno presencial destas atividades. 

A iniciativa vai beneficiar 27 estudantes do curso de Geografia com computadores desktops das salas pró-aluno. A retirada dos equipamentos começou na tarde desta sexta-feira, dia 29 de maio, e vai até este sábado, na sala pró-aluno de Filosofia e Ciências Sociais. A entrega era para ser feita na semana passada, mas não foi possível por causa do adiantamento dos feriados decretados na cidade de São Paulo para aumentar os índices de isolamento social.

O pedido foi feito pelo professor e coordenador deste curso, Eduardo Girotto, que fez um levantamento do número de alunos da Geografia que têm a necessidade de computador para participar das atividades de ensino. Ele tomou a iniciativa após ouvir a diretora da FFLCH, Maria Arminda do Nascimento Arruda, falar em reuniões do Colegiado da Faculdade (no Conselho Técnico-Administrativo (CTA) e na Congregação) que a Unidade poderia disponibilizar equipamentos para os estudantes de graduação.

A demanda foi atendida pela Seção Técnica de Informática e pela Assistência Técnica de Direção da área de informática. E os monitores e os estagiários da área entraram em contato com cada aluno para agendar a entrega na Faculdade, evitando aglomerações. 

O empréstimo dos computadores está sendo registrado pelos alunos no Sistema de Empréstimos de Equipamentos FFLCH - COVID-19 – desenvolvido pela STI especificamente para atender esta demanda –, o qual podem acessar utilizando o número USP e a senha única, e devem informar o número do patrimônio (registro acompanhado de um código de barras, que todo móvel e equipamento de um órgão público precisa ter para controle) do computador que retiraram. Assim, evita-se o uso de papel e é possível fazer um controle dos equipamentos por meio eletrônico.

A devolução dos equipamentos está programada no sistema para ser feita até o dia 1º de outubro deste ano, com possibilidade de prorrogação caso as atividades presenciais não tenham sido retomadas ainda.

 

computador
Computador separado para o empréstimo aos alunos - Foto: Normando Peres Silva Moura/FFLCH USP



Kits de internet

Muitos alunos de graduação e de pós-graduação com necessidades socioeconômicas da Faculdade também receberam kits internet - compostos de um chip para celular ou um modem portátil com interface USB, habilitados para 20 GB e mínimo de 100 horas-aulas por mês.

Dos 2.250 kits que a Reitoria da USP adquiriu, 379 foram para alunos da FFLCH: 314 da graduação e 65 da pós-graduação, após levantamento feito pelas Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação junto às Unidades de Ensino e Pesquisa e à Superintendência de Assistência Social (SAS).