Revistas e artigos da comunidade FFLCH são destaque nas publicações de maio

Saiba mais sobre artigo de membro docente na American Sociological Review, novas edições das revistas Journal of Ancient Philosophy e Primeiros Escritos; e o lançamento da primeira edição da Zi Yue: Revista de Graduação de Estudos Sinológicos
Por
Eliete Viana
Data de Publicação

 

 

*Com colaboração de Luana Siqueira

 

Neste mês de maio, um artigo científico e três revistas acadêmicas escritas e organizadas por membros da comunidade da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) foram publicados.

ASRO artigo intitulado The Modern Essay in Brazil (O Ensaio Moderno no Brasil) foi escrito pela professora Maria Arminda do Nascimento Arruda, do Departamento de Sociologia, e publicado na American Sociological Review (ASR). 

No texto, Maria Arminda analisa a construção do ensaio moderno no Brasil, inaugurado pela chamada geração dos anos 30 através de três obras de grandes autores, as quais abordam como funcionam as estruturas sociais do país: Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freyre; A Evolução política do Brasil, de Caio Prado Júnior; e Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda. E, com base nestas referências teóricas clássicas do ensaio, é abordado o ensaio brasileiro sob três aspectos.

O primeiro aspecto é sobre seu contexto e significado histórico, especialmente do ponto de vista da tradição intelectual delineada pelo professor emérito da FFLCH Antonio Candido, no qual se argumenta que o ensaio brasileiro surge em interface com a arte modernista e o problema sócio-político da modernização do país.

O segundo é que o trabalho de Holanda, que foi professor de História da FFLCH, se destaca no ensaísmo brasileiro dos anos 30 como a realização mais eficaz do ensaio como forma. Por fim, é mostrado como a experiência intelectual e histórica de Florestan Fernandes, também professor emérito da Faculdade, representa uma atualização e um colapso do ensaísmo brasileiro na década de 1970.

A ASR foi fundada em 1936 com a missão de publicar trabalhos originais de interesse para a disciplina da sociologia em geral, novos desenvolvimentos teóricos, resultados de pesquisas que avançam na compreensão dos processos sociais fundamentais e importantes inovações metodológicas. Acesse o artigo por este link.
 

revistas
Capas da Journal of Ancient Philosophy, da Primeiros Escritos e da Zi Yue - Foto/Montagem: Renan Braz 


Revistas 

Journal of Ancient Philosophy (Revista de Filosofia Antiga), do Departamento de Filosofia da FFLCH, publica artigos, resenhas e notas críticas sobre a filosofia greco-romana antiga, bem como traduções de textos clássicos para o português e o espanhol.

A publicação fornece igualmente informações sobre colóquios, encontros e conferências sobre a filosofia greco-romana antiga que ocorram na América Latina. Ela é publicada duas vezes por ano, em maio e em outubro. A edição v.14, n.1 de Journal of Ancient Philosophy pode ser conferida neste link.

Primeiros Escritos é uma publicação anual, também do Departamento de Filosofia da Faculdade, voltada para a publicação de textos relacionados à área de filosofia produzidos por alunas e alunos da graduação. Nesta edição, a revista almejou dar continuidade à difusão e estímulo à produção discente em filosofia.

Com temas que relacionam diferentes áreas das ciências humanas ao campo filosófico, passando por autores como Benjamin, Kuhn, Foucault e Gadamer, as mais diversas perspectivas se encontram na publicação, cujo horizonte comum é o engajamento do corpo de alunos e alunas na construção e conservação da pesquisa brasileira. A edição n. 10 pode ser acessada por este link.

Primeiro número

Zi Yue: Revista de Graduação de Estudos Sinológicos é a mais nova nova das revistas da FFLCH, pois foi publicado o primeiro volume neste mês. A publicação é organizada pelos estudantes da habilitação em Língua e Literatura Chinesas do Departamento de Línguas Orientais da Faculdade. 

Publicada anualmente em versão digital, a revista aceita trabalhos produzidos durante a graduação (como iniciações científicas e trabalhos de graduação individual) de estudantes de todos os cursos que tenham como temática a China, sua história, literatura, filosofia, artes plásticas, religiões, costumes, formações sociais, línguas, dialetos entre outros. Dessa forma, a Zi Yue constitui um espaço importante de pesquisa, debate e divulgação dos estudos sinológicos realizados durante a graduação.

Veja a edição v.1, n.1 da Zi Yue aqui.


Colabore com esta seção mensal de publicações acadêmicas da FFLCH, enviando o lançamento para o e-mail: imprensafflch@usp.br